Escolas Maria Olíria e Guilherme Baptista realizaram a Iª Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos

04 de dezembro de 2018 às 00h00.

A Secretária Municipal de Educação, Alice Helena Barroso Sarcinelli, assinou com o SEBRAE uma parceria para desenvolver nas escolas da rede municipal de ensino o Programa JEPP (Jovem Empreendedor Primeiros Passos), que tem por objetivo incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

O JEPP foi desenvolvido nas Escolas Maria Olíria e Guilherme Baptista, com os alunos do 6º ao 9º ano com a participação aproximadamente de 700 alunos.

Durante o programa, os professores aplicadores, Roberta Vitalli e Rônald Cerri, ambos capacitados pelo SEBRAE, desenvolveram com seus alunos técnicas empreendedoras para um plano de negócios, orientados por um livro didático para cada aluno e um manual para os professores. Esses recursos possibilitam, de forma lúdica, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

Nas aulas semanais os alunos produziram os artigos referentes ao plano de negócio estabelecido no material didático, conforme o ano em que estudam. Ao final do programa, é organizada uma feira para a venda dos produtos.

Nos dias 29 e 30 de novembro aconteceram as Feiras dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), das escolas EMEF Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro (dia 29) e EMEIF Guilherme Baptista (dia 30).

As feiras contaram com a presença de moradores, visitantes, pais de alunos, equipe escolar, equipe da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Fazenda e com a presença da consultora do SEBRAE, Gisela Brumana.

Na quadra escolar da escola Maria Olíria e na praça de Acioli, alunos expuseram em seus estandes os diversos artigos que produziram: produtos artesanais, artigos de material reciclado, empreendedorismo social, produtos alimentícios, nas mais diversas formas de atendimento ao consumidor e aos beneficiados.

Em entrevista com alunos, ficou evidente que os estudantes compreenderam a importância da educação empreendedora e o estímulo dado a eles com novas técnicas de aprendizado. Foram ensinadas e desenvolvidas técnicas de reciclagem e modelagem com produtos acessíveis. Garrafinhas de vidro, caixas Tetra Pak, potes de manteiga, retalhos de tecido, Cds usados, entre outros, transformaram-se em utilidades, peças decorativas e até acessórios.

Para os consumidores que são atraídos pelo estômago, os alunos também diversificaram na oferta: tortas, bolos, doces, pizzas, geladinho, cachorro-quente deram cheiro e sabor às feiras.

Em conversa, alunos relataram que já possuem várias ideias para aprimorarem seus planos de negócio e obterem mais sucesso nas próximas feiras.