Caps realiza encontro para celebrar o dia da Luta Antimanicomial

A Prefeitura Municipal de João Neiva, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde (Semsa), promoveu um encontro para usuários e seus familiares, na última sexta-feira (17), para celebrar o dia da Luta Antimanicomial.

Durante o momento, os técnicos do Caps abordaram a importância da saúde mental e da integração social. O objetivo da ação foi lembrar que todas as pessoas têm o direito à liberdade e a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, nas últimas décadas. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. A Reforma Psiquiátrica teve grande importância no combate aos maus tratos e ao preconceito com a doença mental.

Data de Publicação: sexta-feira, 17 de maio de 2019