Prefeitura de João Neiva inicia processo para limpeza do Rio Clotário

20 de novembro de 2014 às 00h00.

O Prefeito Romero Gobbo Figueredo, autorizou o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Everaldo Grippa, a realizar a limpeza do Rio Clotário, ao qual protocolizou no último dia 13 de novembro, o pedido de contratação de horas/máquinas, objetivando iniciar o mais breve possível este serviço.

O Prefeito Romero destacou, que com a chegada da época das chuvas, chega também a preocupação e aflição dos moradores e principalmente dos comerciantes, que são os mais afetados pelas enchentes.

O Prefeito destacou ainda, que a limpeza do Rio Clotário será realizada, em conformidade com a Resolução nº 13/2008, do IEMA, que autoriza a limpeza de rios de até 5m de largura, sem a necessidade de licenciamento, diferentemente do Rio Piraqueaçu, ou Rio Grande, que tem toda uma burocracia por parte do IEMA, dificultando assim, que a Prefeitura realize a limpeza.

O Secretário de Obras está acompanhando de perto o Processo, buscando acelerar a conclusão do mesmo e dar início à limpeza: “Estou acompanhando junto à Secretaria de Administração o desenrolar deste Processo, pois com a chegada do fim do ano, toda a população da parte baixa da cidade fica temente aos riscos das chuvas, portanto, estamos correndo contra o tempo para início dos trabalhos”.

O Prefeito Romero afirma que durante todo o ano tentou junto ao Governo do Estado, uma forma de se concretizar uma parceria para a realização da limpeza, não só do Rio Clotário, mas também, do Rio Piraqueaçu, porém, não obteve êxito.

Com a queda de receitas que todos os municípios tiveram, foi necessário a tentativa desta parceria, haja vista, que a arrecadação do município está cada vez menor. No entanto, com a negativa do Governo Estadual, o Prefeito Romero resolveu executar os serviços no Rio Clotário, com recursos próprios, buscando amenizar assim, os riscos de enchentes no município.

Porém, esta parceria não está descartada para a limpeza do Rio Piraqueaçu, pois o Plano de Trabalho apresentado pelo Prefeito, que já foi aprovado pelo atual Governo, poderá ser executado pela Gestão Estadual futura.