CONHEÇA JOÃO NEIVA: conheça a história da família Fornaciari e seus deliciosos capeletes

Com o surgimento de dificuldades financeiras, no ano de 1992, o senhor Valderino Fornaciari e sua esposa Verônica Luisa Fornaciari, sentiram a necessidade de fazer um dinheiro extra, e foi através de Vitorino, irmão de Verônica, que a comercialização de capeletes começou. Os Fornaciari começaram do zero, sem local, equipamento e nem mesmo material para começar a produzir. A matéria prima para as primeiras produções foi doada por Vitorino.

Inicialmente eram fabricados na própria residência da família, que ficava em Barra do Triunfo, interior de João Neiva. As massas e recheios eram preparados com a ajuda de familiares e vizinhos e assim, uma vez por semana, os capeletes eram  levados para serem comercializados na Grande Vitória.  Todo o trajeto era feito de ônibus, e  isso se  repetiu por cerca de dois anos.

Com o aumento da demanda, a família sentiu a necessidade de iniciar a expansão do negócio e assim compraram o primeiro carro. Iniciaram também a construção de um "puxadinho", ao lado da residência. E foi ali que a família trabalhou durante 14 anos, chegando a produzir cerca de 1.800kg de capeletes por mês, tudo produzido  manualmente e com a ajuda de cerca de 25 funcionários.

Com o avanço da tecnologia, em 2006 a família conheceu uma máquina que auxiliava na produção do produto, assim despertando o interesse. De início, os Fornaciari ficaram com medo de adquiri-la, pois se preocupavam com a qualidade dos capeletes e por isso, foram até o estado de São Paulo para poder conhecer o maquinário.

Como a casa e o puxadinho na Barra do Triunfo não atendiam mais a produção, a família decidiu que iriam se instalar mais próximo ao Centro de João Neiva.

Foi no bairro Gadiolli que os Fornaciari viram sua produção crescer mais ainda e junto disso, a necessidade de se adequar com toda a legislação. Mais uma vez passaram pelo processo de ampliação e dessa vez construíram uma fábrica de capeletes às margens da BR 101, passando a produzir outros tipos de massas.

Durante os meses de pico (maio, junho e julho) a fábrica produz cerca de 10 toneladas de massas por mês, fornecendo o produto para várias regiões do Espirito Santo, sendo 60% de sua produção para a capital e cerca de 8% comercializado em João Neiva.

Atualmente foi investido mais de 1 milhão de reais, com máquinas importadas diretamente da Itália, mantendo a qualidade do produto. A produção e a administração do negócio são feitas por um dos filhos do casal, Wellington Fornaciari, que se sente muito orgulhoso da história e da empresa da família.

A Fornaciari Capeletes fica localizada no trevo da BR 101 com a BR  259, e fica aberta de Segunda a sábado, de 7h às 18h. No local é possível adquirir os produtos da empresa e outros também produzidos na região.
CONTATO: 3258-2721

Data de Publicação: sexta-feira, 05 de julho de 2019