Edital Reconhecer vai destinar recursos de até R$ 30 mil para projetos sociais

Instituições sem fins lucrativos interessadas em desenvolver projetos sociais poderão receber incentivos de até R$ 30 mil, por meio do Edital Reconhecer 2019, uma iniciativa da Fundação Vale e da Vale. Podem concorrer projetos inéditos, ou de novas edições de iniciativas já existentes, nas áreas de Geração de Trabalho e Renda, Educação, Saúde, Cultura e Esporte, e que estejam localizados em municípios do Espírito Santo e Minas Gerais. Serão contemplados, ao todo, 12 projetos.

09 de agosto de 2019 às 00h00.

As inscrições estarão abertas do dia 5 de agosto a 6 de setembro. O objetivo é selecionar e apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento integrado dos territórios nos quais a Vale atua, articulando e potencializando os investimentos sociais, fortalecendo o capital humano e social nas comunidades e respeitando as identidades culturais locais.

No Espírito Santo, os projetos poderão ser realizados nos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Cariacica, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Serra, Vila Velha e Vitória. Em Minas Gerais, nas cidades de Aimorés, Antônio Dias, Barão de Cocais, Belo Oriente, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itueta, Naque, Nova Era, Periquito, Resplendor, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santana do Paraíso, São Gonçalo do Rio Abaixo, Timóteo e Tumiritinga. É preciso que as instituições estejam localizadas ou tenham atuação comprovada nos municípios mencionados.

A Fundação receberá a inscrição de projetos que obedeçam aos critérios previstos no edital e de instituições que estejam em dia com as suas obrigações fiscais e trabalhistas. "O edital é uma forma de identificarmos e apoiarmos instituições que estejam engajadas na transformação social nas comunidades. Além da comissão avaliadora, também temos a oportunidade de contar com o voto popular, trazendo a comunidade para participar da  seleção dos projetos", destaca a gerente de Investimento Social, Pâmella De-Cnop.

As iniciativas inscritas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar, designada pela Fundação Vale, que irá pré-selecionar 20 projetos. Dentre eles, serão selecionados os dois mais votados por meio de voto popular e os 10 que mais se adequarem aos pré-requisitos previstos no edital, independentemente da categoria em que foram inscritos.

Categorias

Em Geração de Trabalho e Renda podem concorrer projetos relacionados a pequenos negócios coletivos ou à agricultura familiar,  podendo contemplar melhorias na estrutura produtiva e nos processos produtivos, de gestão e de comercialização. Na vertente Educação estão aptos projetos de promoção do livro e da leitura, contação de histórias, publicações, bibliotecas itinerantes, dentre outros. Podem considerar montagem ou melhoria de espaços de leitura, incluindo, por exemplo, aquisição ou ampliação de mobiliário, acervo e de equipamentos.

Na área de Saúde os projetos devem ter foco no fortalecimento da participação social na promoção da saúde, visando à mobilização para ações de autocuidado e de disseminação de conhecimentos técnicos e populares. Os projetos de Cultura devem contribuir para a valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da cultura local em suas práticas diversas, como nos idiomas e crenças. Também contempla a compra de instrumentos musicais e de equipamentos para a realização de atividades culturais.

Esporte abrange projetos que ofereçam práticas esportivas que contribuam para o processo educativo e para o desenvolvimento integral dos participantes. Devem estimular o exercício físico regular e integrar atividades em pelo menos um dos seguintes tópicos: educação, cultura, inclusão social, cidadania e saúde.

Critérios de participação

As instituições inscritas devem estar em atividade há pelo menos um ano, a contar regressivamente da data de lançamento do edital. Uma vez selecionados, os projetos deverão ser executados em até 12 meses a partir da data de recebimento do recurso financeiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do site  www.fundacaovale.org.