Vencedores do concurso que elegeu a mais bela vitrine ou fachada durante a 13ª edição da Itália Mia falam da importância da valorização da cultura italiana no município

Durante os festejos da 13ª edição da Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - ‘Itália Mia’, foi realizado o primeiro concurso para eleger a mais bela vitrine ou fachada das lojas do município de João Neiva. O resultado com as lojas vencedoras foi anunciado no último dia dos festejos e os estabelecimentos que venceram a competição foram as lojas Companhia da Moda, Mundo Céu e Cless. O concurso foi realizado pela secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc).

Os comércios inscritos se enfeitaram ao estilo da cultura italiana e foram avaliados por uma banca examinadora que levaram em conta a criatividade, beleza e aproveitamento de espaço.

Uma das lojas vencedoras foi a Companhia da Moda. Sua proprietária Kika Móchel, conta que se inspirou em sua avó para criar toda a produção da vitrine. “Me inspirei na casa da minha avó, que é descendente de italiano e até hoje mantém muitos costumes de seus antepassados.  A polenta, o crochê, o moedor de café e o coador de pano são coisas indispensáveis do seu dia a dia”, destaca.

Para Kika, a iniciativa da Semuc em realizar esse concurso é um meio de valorização da cultura italiana. “João Neiva foi colonizado por italianos e atualmente, a maioria de seus habitantes tem essa descendência. É muito bom ver que a Prefeitura está preocupada em resgatar nossas raízes e, dessa forma, homenagear quem tanto fez por nós”, completa.

A Loja Cia da Moda existe há mais de 15 anos, mas desde o início do ano de 2019, sob o comando de Kika Móchel, que foi funcionária do estabelecimento por seis anos.

Já para gerente comercial da loja Cless, Leiliany Tonoli, a inspiração veio do povo italiano. “Nossa inspiração foi fazer uma vitrine criativa, assim como são os italianos.  A cortina de macarrão fez muito sucesso e conseguimos movimentar parceiros e amigos para nós ajudar a criar e montar o cenário”, afirma.

Leilany ainda destaca a realização do evento como uma forma de envolver a população com sua cultura e também, de contribuir com as vendas. Ele ainda fala dos planos para o próximo concurso. “Já estamos pensando no concurso do ano que vem, às ideias já estão a todo vapor”, finaliza.

A loja Cless existe há mais de 20 anos, mas como loja física, há apenas quatro.

Data de Publicação: terça-feira, 13 de agosto de 2019