Semosu dá dicas de como manter a conservação do piso das novas calçadas no trecho que passou pelas obras de revitalização

A Prefeitura de João Neiva, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semosu), dá algumas dicas de como manter a conservação do piso das novas calçadas públicas do trecho que está passando pela obra de revitalização.

06 de dezembro de 2019 às 00h00.

• É importante que não seja lançada água pluvial, de lavagem de varandas ou o gotejamento do ar-condicionado sobre o piso da calçada ou da pista de rolamento.
  • A sugestão é que, em casos da utilização do aparelho de ar, a água seja canalizada por meio de tubulação embutida ou aparente.
  • E para quem não tem conhecimento, existem normas e leis relacionadas a construção e utilização de calçadas. A Semosu disponibiliza esse documento para que a população possa conhecer e ficar por dentro do assunto.

​As novas calçadas são padronizadas no modelo  do projeto "Calçada Cidadã", que visa a acessibilidade para os pedestres, sobretudo as pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Ele prevê a padronização das calçadas, visando à mobilidade com segurança pela cidade, conforme determinam as legislações federal e municipal.

A calçada cidadã possui a faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia, e a de serviço, na qual se concentra todo o mobiliário urbano, como árvores, postes, e orelhões. A faixa de serviço é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar.

A Semosu conta com a compreensão e cooperação de toda a população.