Verão além das praias: Conheça as cachoeiras de João Neiva e se refresque nesse verão

O verão já começou e promete altas temperaturas. Muitos turistas buscam se refrescar nas famosas praias do litoral capixaba, mas o Espírito Santo vai além disso. As cachoeiras tem sido uma ótima opção para quem busca uma opção mais sossegada e que proporcione contato direto com a natureza.

Em João Neiva, município do norte do Estado, as cachoeiras fazem o maior sucesso entre os moradores e também, com os visitantes. São mais de 10 por toda a cidade, com quedas d’agua de tirar o fôlego e que carregam em suas águas, muitas histórias. Algumas delas estão localizadas em propriedade particular, mas que tem a entrada liberada.

A secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc), preparou um roteiro com sete cachoeiras propícias a banho e de fácil acesso, para que você saia da rotina e aproveite o verão. Junte sua turma e venha para João Neiva nesse verão. Confira:

Gruta dos Morcegos: localizada há 7km do Centro de João Neiva, sentido Demétrio Ribeiro a Barra do Triunfo. A gruta é um local de fácil acesso e tem uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura e encanta seus visitantes com seu correr das aguas em meio as pedras e, há quem se aventure em desvendar o que há de por trás delas.

Cachoeira do Triunfo: com águas calmas e cristalinas, o local é seguro para curtir com as crianças. Localizada a 17km do centro de João Neiva, para se chegar a cachoeira deve seguir por Barra do Triunfo.

Cachoeira do Poção: sua queda d’agua percorre as pedras que formam poços, assim dando nome ao local. Esses poços formam piscinas naturais que encantam seus visitantes e deixam a paisagem ainda mais linda. Para chegar à Cachoeira do Poção, basta seguir por Demétrio Ribeiro, sentido Barra do Triunfo. O local fica há aproximadamente 13km do centro da cidade.

Cachoeira do Lea: ainda em Barra do Triunfo, a “Cachoeira do Lea” atrai muitos visitantes. Até chegar ao local são aproximadamente 6km de estradas (saindo de Barra do Triunfo) e durante o trajeto o visitante tem a oportunidade de estar em contato com a natureza e com paisagens exuberantes. Sua queda d’agua é de encher os olhos e vale à pena todo o trajeto.

Sítio Cachoeirinha (Região do Mundo Novo): localizada a 5km do Centro de João Neiva, em aproximadamente 80 metros de altitude, a Cachoeira do Paraíso é um dos pontos turísticos mais famosos do município. O local é de fácil acesso, porém está situado dentro de uma propriedade particular. Apesar de bonito, é necessário tomar algumas precauções ao mergulhar pois a profundidade pode chegar a 5 metros e a correnteza é forte. A orientação é buscar se banhar às margens e apreciar a vista. Para chegar ao local saia do Centro e vá em direção ao bairro Crubixá. Siga pela via principal do bairro, em direção a região de Mundo Novo pela estrada de chão.

Catabriga: seguindo por Demétrio Ribeiro é possível chegar a região de Santo Antônio e no Núcleo Costa Pereira. São 8km de estradas recheadas de cachoeiras, riachos próprios para banho, casarões antigos da época da imigração italiana e inúmeras capelas católicas.

Cachoeira de Cavalinho: localizada a 7km do Centro de João Neiva, a cachoeira é um dos locais mais bonitos da cidade. Seu correr é em meio as pedras e se perde em meio a floresta que há em volta. Quem visita o local tem contato com animais silvestres e também, com a tranquilidade do interior.

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de janeiro de 2020