Ministério da Saúde realiza nova campanha de vacinação contra o Sarampo

A circulação do vírus do sarampo permanece ativa no nosso país, por esse motivo, o Ministério da Saúde detectou a necessidade da realização de nova campanha de vacinação contra a doença. O objetivo da ação é captar não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, a fim de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar aqueles que ainda não se vacinaram; possibilitando a interrupção da circulação do vírus no país para a recertificação da eliminação da doença no Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo é seletiva, nesta primeira etapa o público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, é para crianças de 05, a jovens de 19 anos. A vacinação para esse grupo segue até o dia 13 de março (sexta-feira).

O Dia D está marcado para 15 de fevereiro (sábado) das 7h às 13 horas na Sala de Vacina, na Unidade de Saúde, ao lado do Hospital.

Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo.

Outra estratégia definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), será a intensificação da vacinação contra a febre amarela em crianças de 4 a 7 anos, durante esta primeira etapa da campanha contra o sarampo, considerando a mudança no Calendário Nacional de Vacinação que aconteceu em 2020.

Também serão oferecidas as vacinas HPV e Meningite C para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade, de acordo com calendário vacinal vigente.

Participe da Campanha! Compareça à Sala de Vacina no horário de 7 às 16h, durante a semana, levando seu cartão de vacina, documento de identificação e cartão nacional do SUS.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020