Carnaval não é só folia: saiba como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti

O carnaval está chegando e muitas pessoas deixam suas residências para viajar e curtir a folia. Ficando fora de casa por uns dias, é necessário tomar alguns cuidados para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, que transmite doenças como a Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e febre amarela. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva (Semsa), por meio da Vigilância Ambiental, reforça os cuidados necessários no combate mosquito.

A orientação é fazer uma vistoria antes de sair de casa, dispensando reservatórios e locais propícios ao acúmulo de água e proliferação do mosquito. Já na folia, também é possível fazer sua parte jogando o lixo na lixeira, pois simples tampinhas, garrafas, sacolas e outros objetos podem se tornar favoráveis a reprodução do mosquito.

De acordo com a Assessora de Vigilância em Saúde da PMJN, Bruna Rangel de Jesus, o empenho do cidadão em situações como essa é essencial. “Quando a população se dedica a tomar os cuidados necessários para eliminar qualquer foco do Aedes aegypti e em qualquer época do ano, conseguimos eliminar as chances de sermos afetados por qualquer doença transmitida pelo mosquito”, completa.

Reprodução

O ciclo evolutivo do Aedes aegypti dura, em média, de cinco a sete dias, por isso é importante a pessoa eleger um dia fixo da semana para eliminar possíveis criadouros dentro de casa e no quintal. Quem for viajar, por exemplo, deve fazer uma boa escovação nas bordas de vasilhas de animais domésticos ou guardá-las caso os animais forem juntos na viagem.

A medida é importante porque a fêmea do mosquito coloca o ovo na parede desses recipientes e ele pode ficar lá mais de um ano. Quando o ovo entrar em contato com a água, em um ou dois dias ele eclode e a larva, que é o primeiro estágio do mosquito, vai para a água. Daí por diante o mosquito completa sua evolução e depois vai para o ambiente.

Saiba como eliminar os focos do mosquito em casa

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;

- Tirar a água dos vasos das plantas;

- Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer;

- Se for viajar, feche também a tampa dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros de uso diário;

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado, elimine recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas, e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020