Conheça João Neiva "Especial Mês da Mulher" apresenta a história do tradicional Hotel Capixaba e de sua proprietária, a senhora Rita Moro Cappo Ruy

A história de Rita Moro Cappo Ruy com a cidade de João Neiva começou há 50 anos, quando ela, seu marido e seus cinco filhos mudaram-se para o município.

12 de março de 2020 às 00h00.

Com pouco tempo que já estavam por aqui, a família comprou um terreno, onde foi construído o comércio “Casa Tudo Tem”, e também, a casa em que dona Rita mora até hoje.

Trabalharam duro nesse comércio de secos e molhados, sempre com a ajuda dos filhos, ora no atendimento ao público, ora abastecendo os estoques e empacotando as mercadorias.

Com seu olhar empreendedor, desde essa época, dona Rita viu que os representantes e os funcionários da empresa Vale encontravam dificuldades para ficar na cidade. Na época, a cidade oferecia apenas uma opção de dormitório e este, não conseguia atender a grande demanda de clientes. Mas, mesmo com poucos recursos, mas muita coragem, determinação e trabalho, a família conseguiu construir o hotel.

Assim, em dezembro de 1977, o “Hotel Capixaba”, se tornava o 1º hotel da cidade de João Neiva, oferecendo 17 quartos simples e apenas três apartamentos, com serviço de café da manhã. Não só o ambiente, mas também, o quadro de funcionários era totalmente familiar.

Não demorou muito para que a demanda aumentasse, já que era o único estabelecimento no setor de hospedaria na cidade. Com esse crescimento na demanda de clientes, em 1980 foi iniciada a obra de expansão do hotel, que durou dois anos, passando a oferecer aos clientes a opção de 21 quartos e 21 apartamentos com: suíte, TV, frigobar, ar condicionado, com serviço de café da manhã, além de um charmoso jardim de inverno, que remete um cantinho agradabilíssimo.

O nome do hotel surgiu de uma brincadeira. Os primeiros hóspedes eram mineiros e, sempre que vinham a cidade, falavam que iam se hospedar “lá nos capixabas” ou que iam “dormir nos capixabas”, assim, surgindo a ideia de batizar o estabelecimento de “Hotel Capixaba”.

As maiores dificuldades enfrentadas pela família foram as enchentes, em especial a do ano de 1979, na qual eles perderam grande parte das mercadorias do mercado da família. No entanto, dona Rita nunca desistiu, sempre com muita garra, força e trabalho, ela se reestruturou com o apoio da família.

Dona Rita conta que pelo hotel já passaram diversos artistas e bandas nacionais, principalmente na época em que funcionava o clube Pedro Nolasco.  Elke Maravilha, Kid Abelha, Roupa Nova, Aço Doce e 14 Bis, foram os hóspedes famosos que o “Hotel Capixaba” recebeu. Assim como os jogadores de futebol do time Master do Flamengo e do Vasco, e os jogadores da Copa A Gazetinha.

Atualmente, o hotel recebe principalmente funcionários de empresas conveniadas e alguns turistas que estão de passagem por João Neiva.

Hoje a administração do hotel ainda é familiar, sendo gerenciado pela filha de dona Rita, a Fabrícia Ruy Bergami e Osmar Bergami (Mazinho) e supervisionado por dona Rita.  O atendimento continua acolhedor, familiar e hospitaleiro sendo muito elogiado pelos hóspedes. Dona Rita conta que muitos clientes fazem questão de voltar sempre ao hotel, como é o caso do grupo dos Motoqueiros e o grupo de ex-alunos do antigo Senai que participam de um encontro anual na cidade.

O Hotel Capixaba funciona 24hs, de segunda a domingo e oferece estacionamento, wi-fi, café da manhã e opções de quartos com ventilador e ar condicionado. As diárias custam a partir de R$40,00, variando de acordo com os tipos de quartos. Empresas que tiverem interesse em fazer parcerias podem entrar em contato com a atual administração.

Para outras Informações:

Tel: (27) 3258-1364 / 99723-0791