Conheça a história da jovem Amanda Ribeiro, atleta de taekwondo

Amanda Ribeiro é uma jovem e promissora atleta de taekwondo. Começou sua carreira ainda muito jovem, quando morava no município de Ibiraçu, participando do projeto Campeões do Futuro. Tempos depois, ela passou a morar no município de João Neiva, onde também era realizado o projeto com jovens atletas, e continuou a se dedicar ao esporte. Sempre orientada e treinada pelos irmãos Daniel e Giovanni farina.

27 de março de 2020 às 00h00.

Amanda começou sua vida de atleta no Projeto Campeões do Futuro em Caboclo Bernardo com o mestre Daniel Farina, aos 11anos. Lá ela treinou por 3 anos. Quando o Projeto acabou ela passou a integrar o Projeto Campeões do Futuro de João Neiva, com o mestre Giovanni Farina, o seu técnico e mestre até hoje.

A jovem estuda Química Industrial no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e, aliado aos estudos, treina todos os dias. Sua rotina consiste em treino técnico 3 vezes por semana, além de treino físico.

Por não ter patrocínio e nem Bolsa Atleta, Amanda conta somente com a ajuda de sua mãe Adriana de Oliveira Ribeiro dos Reis, e do tio Gerley Ribeiro. Vender rifas é uma das soluções encontradas para bancar as passagens para participar dos campeonatos.

Segunda Amanda, o maior desafio em sua carreira é ela mesma. A moça conta que em suas primeiras competições sempre teve muito receio de não ganhar, mas com o grande apoio de seu mestre Giovanni Farina, que além de treina-la, sempre foi seu suporte psicológico, ela foi ganhando confiança.

Mesmo passando por dificuldades, o esforço e dedicação de Amanda tem valido a pena, já que ela vem colecionando vitórias. Conquistou Prata na Copa do Brasil em Natal e ficou em 5ºlugar no Campeonato Brasileiro, terminando o ano de 2019 em 3º lugar no ranking, na categoria sub 21 até 62kg.

Neste ano de 2020, Amanda trocou de categoria, passando a lutar como Adulto até 62kg, onde pretende repetir os feitos de 2019 e futuramente chegar ao Grand Slam, um torneio que irá definir quem serão os atletas da seleção brasileira permanente da temporada, na categoria adulto e juvenil. E o 1ºdesafio já tem data marcada, será o Open Sudeste, que ocorrerá no mês de maio.

Amanda sempre lembra de seus mestres Daniel e Giovanni Farina com muita gratidão e agradece pela confiança, esforço e dedicação que tiveram com ela.