Em tempos de coronavírus, não esqueça de se prevenir contra a Dengue

A atenção do mundo inteiro está voltada para a pandemia do Coronavírus (Covid-19). A doença está presente em todos os continentes, exceto na Antártica, e já matou milhares de pessoas. Diante desse cenário, outras doenças transmissíveis vêm perdendo seu protagonismo na vida dos capixabas.

08 de abril de 2020 às 00h00.

O mosquito Aedes aegypti, bastante conhecido por aqui, não tirou férias e continua fazendo vítimas no Espírito Santo. Segundo os dados da Secretaria da Saúde (Sesa), até o último sábado (04), foram notificados no Estado 23.330 casos suspeitos de dengue, com seis mortes confirmadas.

Mas não é só a dengue que preocupa. É preciso atenção também com a chikungunya. Foram notificados, até o momento, 6.406 casos da doença no Espírito Santo, com uma vítima fatal da doença.

Nos quatro primeiros meses de 2020, João Neiva registra o número de 60 casos notificados de Dengue, com dois casos confirmados, 31 descartados e o restante segue em análise.

Por isso, a Secretaria de Saúde de João Neiva (Semsa), alerta para os cuidados necessários no combate ao Aedes aegypti. O mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. Ele pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

“O Aedes aegypti está aí e estamos acompanhando o crescimento das doenças. Aproveite que ficar em casa é a melhor opção nessa quarentena e tome as medidas necessárias no combate ao mosquito”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Guimarães.

Para evitar a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples, como:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.