Carro fumacê começa a circular na próxima segunda-feira (11) nos bairros de João Neiva

A atenção de todos está voltada para a pandemia do novo Coronavírus, mas não devemos esquecer que o Aedes Aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, continua a fazer vítimas. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de João Neiva (Semsa), por meio da Vigilância Ambiental, criou um cronograma onde o carro fumacê irá passar nos bairros do município onde residem pessoas notificadas com esses agravos, para ajudar no combate ao mosquito.

O carro começa a circular na próxima segunda-feira (11), a partir das 17h30, passando pelos bairros especificados no cronograma, até às 21h30.

De acordo com os dados da Vigilância Ambiental do município, desde o início do ano já foram notificados 85 casos, destes 11 foram confirmados e 30 descartados. Os demais aguardam resultado laboratorial.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o carro fumacê deve ser utilizado apenas em locais onde exista o alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados das doenças.

Outro dado importante é sobre a eficácia do inseticida, que mata apenas mosquitos na fase adulta, sendo assim não elimina ovos e larvas.

“O inseticida é uma forma temporária de eliminar o Aedes aegypti, a melhor maneira de evitar o inseto é acabando com os criadouros”, destaca Bruna Rangel de Jesus, Assessora de Vigilância em Saúde da PMJN.

O fumacê não é indicado para o controle de pernilongos e maruins, pois a sua aplicação atinge a população de insetos em sua totalidade, podendo provocar desequilíbrio do ecossistema afastando pássaros e, principalmente, podendo tornar a população de Aedes aegypti resistente à ação do inseticida, tornando-o menos eficaz em caso de epidemia de Dengue, Zika, Chikungunya e até mesmo a Febre Amarela.

É importante que os moradores intensifiquem a limpeza de quintais, ralos, vasos de plantas, caixa d’água, telhas, calhas e outros ambientes que sejam propícios a proliferação do mosquito. Outra dica é fazer o descarte do lixo próximo ao horário em que o caminhão coletor passará pelo bairro, assim evitando o acúmulo de água em dias chuvosos.

Orientações à população

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.

Além disso, é interessante cobrir com plástico ou tecido alimentos expostos e gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.

O cronograma poderá sofrer alterações devido a mudança climática. Confira as datas e locais abaixo:

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de maio de 2020