18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio é marcado por celebrar o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” e todo ano a Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva promove uma comemoração com os usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Mas neste ano, devidos às recomendações dos órgãos de saúde sobre as medidas de proteção contra o Coronavírus, à ação precisou ser adiada.

18 de maio de 2020 às 00h00.

Diante de toda a importância do movimento, a Semsa, por meio do Caps, não poderia deixar de lembrar a todos o que esta luta representa na vida de algumas pessoas.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial se caracteriza pelo combate à ideia de que pessoas com sofrimento mental devam ser isoladas e defende que, como todo cidadão, estas pessoas tenham garantidos seus direitos fundamentais de liberdade, de viver em sociedade, com cuidado e tratamento digno.

O movimento teve início na década de 1970, em pleno processo de redemocratização do país. A Reforma Psiquiatra resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Um desses serviços é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é um dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Trata-se de um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. Ele realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

O CAPS do município de João Neiva fica localizado na Avenida Sete de Setembro e o telefone para contato é o (27)32583974.