Semsa divulga divulga o cronograma da segunda etapa de circulação do carro fumacê nos bairros do município

Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva (Semsa), por meio da Vigilância Ambiental, divulga o cronograma da segunda etapa de circulação do carro fumacê nos bairros do município onde residem pessoas notificadas com Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O carro volta a circular nesta segunda-feira (18), a partir das 17h30, passando pelos bairros informados no cronograma. A Semsa informa que se o carro deixar de passar em  algum bairro na data informada, os serviços serão realizados em outra data e nenhuma localidade ficará sem receber o inseticida.

Orientações à população

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.

Além disso, é interessante cobrir com plástico ou tecido alimentos expostos e gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.

O cronograma poderá sofrer alterações devido a mudança climática. Confira as datas e locais abaixo:

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de maio de 2020