Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado nesta segunda-feira (18)

Nesta segunda-feira, 18 de maio, também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, e é considerada uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

​Neste ano a campanha comemora 20 anos de mobilização e destaca a forma de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Se você conhece alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie. As denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar da cidade; nas delegacias; pelo Disque Denúncia 181, disque 100 e também pelo 190.

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de maio de 2020