Conheça a história do farmacêutico e professor de Jiu Jitsu, Raphael Pessôa

Nascido e criado em João Neiva, Raphael Jossiê Mattos Pessôa tem 35 anos e é farmacêutico e pós-graduado em Atenção primária à Saúde e Acupuntura.

23 de junho de 2020 às 00h00.

Raphael conta que guarda boas memórias de sua infância. Sempre muito ativo, se divertia brincando de pique e tomando banho nas cachoeiras da cidade. E como todo menino de sua idade, ele também frequentou a escolinha de futebol do professor Naná e fez aulas de capoeira com o Mestre Cabelim.

Mas foi pelo jiu jitsu que o menino se encantou. Aos 12 anos, assistindo o campeonato de lutas UFC ficou admirado com a performance do lutador brasileiro Royce Gracie, que durante sua luta derrotou todos os seus adversários. Raphael ficou tão encantado pelo esporte que decidiu começar a treinar.

Aos 18 anos, o rapaz começou a ajudar professor nas aulas, mas, logo após sua conquista da faixa preta, passou a dar aulas na sua própria turma de jiu jitsu. Nem por isso ele deixou te der suas conquistas, como se tornar campeão estadual quando ainda era faixa azul.

Mas com as responsabilidades, a rotina de Raphael passou a ser intensa e assim, sendo obrigado a parar de disputar.

Mas nem por isso ele se afastou do esporte, em 2012 foi criada a academia “Equipe Raphael Pessoa de jiu jitsu” em João Neiva, filial da equipe Agnaldo Goes, considerada a maior do Estado.

Raphael conta que o objetivo da sua academia não é apenas incentivar a prática do jiu jitsu, mas também, levar o nome do município para outros lugares através do esporte. O profissional transmite seu conhecimento de forma a proporcioná-los qualidade de vida, transformando o corpo e a mente, para que todos possam usufruir da uma vida saudável.

“Acreditamos que o verdadeiro valor do Jiu-Jitsu não está em sobrepujar o outro pela agressividade e sim, pela nobreza de espírito, domínio dos sentimentos, modéstia, perseverança e eficiência. Através de boa conduta, nos preocupamos com o aprendizado dos alunos e de uma estrutura física de qualidade, objetivamos uma perfeita inserção da escola em nossa comunidade. Sem preconceitos com idade, sexo, cor, força física ou habilidades motoras”, destaca Raphael.

Ao longo dos anos, a academia conquistou, junto de seus alunos, campeonatos estaduais nas categorias infantil e adulto.

Além de formar campeões, Raphael também divide seu conhecimento em trabalhos voluntários, como no Projeto Amigos da Justiça, que atuou por dois anos, e no Projeto JHJ, que ofereceu seus trabalhos por três anos.

A academia “Equipe Raphael Pessoa de Jiu Jitsu” está localizada em frente ao hospital de João Neiva. Porém, neste momento de pandemia, todos os treinos estão suspensos, retornando quando tudo se normalizar.

Conheça o espaço e os trabalhos desenvolvidos: https://www.rpjiujitsu.com.br/