Programa Compra Direta de Alimentos beneficia agricultores e famílias carentes de João Neiva

Na tarde da última quinta-feira (23), a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, esteve em João Neiva para assinatura do Termo de Adesão do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA). O município receberá o investimento de R$ 143 mil e beneficiará a 22 agricultores de base familiar.

24 de julho de 2020 às 00h00.

Estiveram na solenidade o prefeito Drº Otávio Abreu Xavier, a primeira dama Mônica Xavier, a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), Lucia Helena Cunha da Silva, o secretário municipal de Agricultura, Celso Feu Correa, funcionários da João Neiva e agricultores locais.

Com o CDA, os municípios vão adquirir cerca de 990.210 quilos de produtos originados da agricultura familiar para serem doados à rede socioassistencial municipal, que compreende equipamentos e serviços públicos de Assistência Social, de Justiça, de Saúde e de Segurança Pública.

“É com alegria que assinamos o termo de adesão ao CDA, que além de valorizar o trabalho do nosso produtor local, proporciona a famílias em situação de segurança alimentar, o acesso a alimentos qualidade, garantindo assim a comida na mesa daqueles que mais precisam”, destaca o prefeito Drº Otávio.

A secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social fala da importância do projeto para o Estado do Espírito Santo. “São 4 milhões de reais investidos pelo Governo do Estado, circulando em 30 municípios capixabas e beneficiando a 615 agricultores familiares. O CDA tem a premissa de garantir a proteção social aos mais vulneráveis e é considerado um potencial garantidor de, pelo menos três, das cinco seguranças que o sistema único de assistência social garante, como a segurança de renda, de desenvolvimento da autonomia e de convívio”, destaca.

A secretaria municipal de Assistência Social, Lucia Helena, comemora a inclusão do município ao CDA. “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto que visa à inclusão social, seja através do fortalecimento da agricultura familiar ou na garantia de qualidade de vida do cidadão de João Neiva. Com o projeto, será possível garantir o acesso da população em situação de insegurança alimentar e nutricional, com produtos de qualidade e com regularidade necessária”, finaliza.

Projeto Compra Direta de Alimentos

O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) foi idealizado dentro da perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e do combate à pobreza. Consiste na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e a doação simultânea dos produtos adquiridos à rede socioassistencial municipal, equipamentos e serviços públicos de Assistência Social, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Justiça, de Segurança Pública e de Saúde.