Conheça a história do joãoneivense José Roberto Santi

Nascido e criado em João Neiva, José Roberto Santi, o famoso Seu Zé, é figura representativa e conhecida na cidade. Filho de João Santi e Palmira Antônia Giacomin Santi, naturais do distrito de Juá, José aproveitou muito de uma infância tranquila e serena acompanhado de sua família.

26 de novembro de 2020 às 00h00.

O menino José era apaixonado por jogar futebol e torcer para seu time favorito, o Botafogo. Foi em meio as brincadeiras e as aspirações da juventude que José passou a ajudar o senhor João Santi no comércio.

A parceria entre pai e filho começou a render bons frutos. Por volta do início da década de 1980 José e seu pai montaram seu primeiro estabelecimento comercial, próximo à praça Nossa Senhora do Líbano, um negócio que envolvia a representação de vendas de gás e que era ao mesmo tempo bar e mercearia.

O local era conhecido e procurado pelo famoso suco de laranja, de receita do pai de José e que fazia a alegria dos consumidores, bem como os desejados sorvetes Kibon. Em meio ao sucesso dos negócios, José casou-se em 1984 com Tânia Santi com quem teve dois filhos: Tiago Santi e Vinicíus Santi.

Foi a partir dos anos 1990 que José e sua família deram continuidade aos negócios a partir de outro ponto comercial, pois havia a intenção de expandir as vendas. A ideia do novo comércio partiu de seu pai. Foi quando José decidiu se aventurar em um outro negócio, um ramo diferente, que atendesse a demanda por aviamentos e artigos de armarinho na cidade. Surgiu então a loja “Apetrechos”, desta vez localizada na Avenida Presidente Vargas, onde existe até hoje.

Os dias difíceis também chegaram para seu Zé, que relatou ter vivido períodos de baixa, mas que graças ao trabalho incansável e persistente, conseguiu reverter a situação e manter a loja sempre pronta a atender.

“O esforço de superação, a procura da melhoria dos serviços e diversificação dos produtos oferecidos são valores importantes e que acompanham José em seu dia a dia. Tão importante quanto vender os artigos da loja é ter disciplina, paciência e motivação para lidar com os altos e baixos do comércio, sem perder a fé e manter sempre a atenção naquilo que o público precisa e procura, pois o objetivo é sempre aprimorar e oferecer um serviço de qualidade”, ressaltou José.