Conheça a história de Mauro Brasil, Sargento da Aeronáutica e criador da empresa Re.In.Vente-se

Filho de Arnaldo Índio do Brasil e Ilda Farias Brasil, Mauro Brasil sempre foi um amante da cidade de João Neiva e aprendeu com os pais a admirar e a batalhar pela promoção do município.

03 de dezembro de 2020 às 00h00.

Filho de Arnaldo Índio do Brasil e Ilda Farias Brasil, Mauro Brasil sempre foi um amante da cidade de João Neiva e aprendeu com os pais a admirar e a batalhar pela promoção do município.

Da infância lembra do apoio e incentivo que seu pai sempre proporcionou a família. Figura conhecida na cidade, ele fazia questão que os filhos se ilustrassem por meio da leitura, de maneira que, desde cedo, o jovem Mauro teve por amigos livros, revistas e enciclopédias. O rapaz encontrava verdadeiro fascínio em se aventurar por páginas e páginas, horas a fio. Aquilo foi uma espécie de preparação para um caminho repleto de estudos e esforços.

Na década de 70, Mauro aproveitou a oportunidade de continuar sua jornada pelo mundo do conhecimento e se profissionalizar. Quando terminou o curso de Contabilidade, ainda no segundo grau, decidiu se matricular no curso de Técnico de Mecânico, pelo antigo SENAI. No entanto, foi ao assistir a formatura do irmão, que havia se formado em mecânica de aviões, que sua vida mudou para sempre. Mauro enxergou ali uma oportunidade que não deveria desperdiçar.

No ano de 1979 prestou o exame e foi aprovado no curso de controle de tráfego aéreo, na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá, São Paulo, a mesma onde viu o irmão se formar. Foram dois anos de estudo e aprimoramento intenso por meio dos quais recebeu instruções e treinamento militares, numa escola cujo ambiente de ensino contava com 28 especialidades.  

Após o término do curso, foi trabalhar como sargento da aeronáutica em Ilhéus, onde passou quatro anos e meio, e Salvador, onde ficou por seis meses. Apesar da nova fase de realizações, o coração de Mauro continuava em João Neiva. Ele ansiava por voltar e tinha planos de se estabelecer em definitivo na cidade onde crescera. A saudade da família e o desejo de se casar falaram mais alto e em 1987, após a temporada em Salvador, Mauro conseguiu ser removido para trabalhar em Vitória e, com isso, passou a residir novamente em João Neiva. Casou-se com Isaldina Comim Brasil, com quem teve três filhas: Raquel, Gabriela e Manuela.

Após uma vida de idas e voltas de trabalho a capital, Mauro se aposentou em 2016. Ao invés de pendurar as chuteiras, ele foi atrás de um sonho antigo. Graças a influência dos estudos obtidos durante o período da escola de aeronáutica, passou a pesquisar cada vez mais matérias relacionadas a área de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo criativo. Mauro é pioneiro ao trazer para cidade esses conceitos e tentar ampliar o potencial que João Neiva tem por meio da criação de pequenas empresas, conhecidas como start-ups. O objetivo é promover a capacidade empreendedora da cidade, baseado em exemplos de empresas sucessos ao redor do mundo, com foco em estudos, debates e palestras, promovidos pelo próprio Mauro, ao mesmo tempo em que esses elementos possam contribuir a longo prazo para a criação de uma cultura empreendedora na cidade.

O trabalho de Mauro nesse campo é inovador ao trazer para a região ideias poderosas de aprimoramento pessoal, com ênfase também na ampliação de um centro de tecnologia e inovação em João Neiva. Para dar seguimento a essas ideias, em 2017 Mauro deu início a construção da empresa Re.In.Vente-se, localizada em Demétrio Ribeiro.

Com uma estrutura de três andares, provida de auditório e salas, o ambiente foi criado a partir de recursos próprios para promover o debate sobre a criação de pequenas empresas na cidade, discussão de ideias, desenvolvimento empresarial e educação continuada sobre empreendedorismo.

Mauro é um desbravador na área de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal e tem como filosofia a ideia de que todo ser humano tem potencial para produzir resultados de excelência e suas palestras tem como objetivo encorajar a iniciativa de implementar projetos por meio do cálculo de inovações e riscos, principalmente em meio ao grupo dos aposentados, que Mauro vê como bastante promissores e com potencial a ser explorado.

 

 

 

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.