Imunização contra a Covid-19 começa em João Neiva

Hoje (20) a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à campanha de vacinação contra Covid-19 com a aplicação do primeiro lote. A primeira pessoa a se vacinar foi a técnica em enfermagem do município Ângela Maria Zaniboni. As imunizações aconteceram na sala de vacina da prefeitura e no Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Maria da cidade.

De  Sumaida Zuccolotto
Texto  Sumaida Zuccolotto
20 de janeiro de 2021 às 00h00.

Hoje (20) a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à campanha de vacinação contra Covid-19 com a aplicação do primeiro lote. A primeira pessoa a se vacinar foi a técnica em enfermagem do município Ângela Maria Zaniboni. As imunizações aconteceram na sala de vacina do município e no Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Maria da cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, Ângela foi a escolhida por ser vacinadora e atuar na sala de vacina do Município.

A vacinadora diz que ficou muito feliz, emocionada e com muita esperança. “Eu confio nessa vacina. Gostaria de agradecer a nossa equipe da Vigilância em Saúde por eu ser a primeira a tomar o imunizante e também agradecer o apoio do nosso prefeito Micula e vice Renan Patuzzo”.

Ângela é de São Roque do Canaã e mora em João Neiva há 36 anos, tendo iniciado o trabalho na prefeitura da cidade como agente de saúde em 1998, sendo que em 2005 assumiu a função de técnica de enfermagem nas Unidades de Saúde. Há quatro anos ela atua como vacinadora na sala de vacina do município. “É uma vida de trabalho e dedicação. Amo o que faço”, conta a servidora.

Segundo a Semsa a primeira etapa da vacinação contra o novo coronavírus está sendo realizada nos profissionais de saúde no município de João Neiva nos seguintes grupos: profissionais vacinadores; profissionais do hospital que atuam na urgência e emergência e Enfermaria Covid-19; e profissionais que atuam no Centro de Referência para Covid-19.

A secretaria salienta que essa é a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Governo do Espírito Santo. “Essas pessoas são as que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus”, diz o secretário de saúde Dirceu Gripa.

A Semsa informou que o governo federal é responsável pela compra e distribuição da vacina para os estados. Cada estado disponibiliza de acordo com seus critérios para os respectivos municípios.

O Governo do Espírito Santo disponibilizou para João Neiva, no primeiro lote, 83 doses. A segunda dose, que o município ainda irá receber, será aplicada com intervalo de 14 a 28 dias.

O enfermeiro Lindomar Soprani e que atua no Centro de Referência para Covid-19 relata que mesmo recebendo a imunização é importante que o cidadão continue com a prevenção contra o vírus. “O estudo mostrou em sua fase lll da pesquisa a eficácia da vacina em esquema de duas doses com intervalo de duas semanas para que o organismo produza os anticorpos necessários respondendo as expectativas do imunizante. Segundo a diretriz do texto de bula, estudos demonstram que antes de três semanas a um mês de aplicada a segunda dose é importante a prevenção, com uso de máscaras, higienização e evitando aglomerações”.

Lindomar completa mencionando que nenhuma das vacinas oferece 100% de proteção, assim as pessoas podem se infectar. “As informações que temos em relação aos imunizantes são relativamente restritas porque tem pouco tempo que estão sendo testados. Mesmo que ocorra a infecção, estas pessoas terão menos chances de ter sintomas graves, pois terão menos complicação viral”.

Dirceu reforça ainda a importância de continuar com as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Não podemos esquecer da higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social, para que possamos reduzir os riscos de proliferação da Covid-19”.