Obra de muro no bairro São Brás já está na reta final

Os serviços devem ser concluídos nos próximos 15 dias.

A obra de execução do muro de contenção, concreto projetado e grampeamento de solo do bairro São Brás já está na reta final, onde os serviços devem ser concluídos nos próximos 15 dias. O investimento da obra que teve início no dia 06 foi de R$ 95.362,04.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos de João Neiva Allan Dantas de Azevedo o trabalho estabiliza estruturalmente o trecho da estrada que liga o São Brás a Demétrio Ribeiro. “A obra proporcionará segurança, conforto e uma melhor qualidade de vida aos moradores, motoristas e pedestres”.

O processo foi aberto no ano passado, porém, o trabalho iniciou esse ano e para um melhor resultado a atual gestão adicionou ao projeto o escoramento do talude, evitando risco de desabamentos.De acordo com NBR 9061 para escavações com profundidade superior a 5 metros é obrigatório o uso de patamares (bermas ou plataformas), com o objetivo de melhorar as condições de estabilidade como também reduzir a velocidade de escoamento das águas superficiais do talude”, relata Allan.

O secretário acrescenta que toda obra com desnível superior a 1,5 metros é necessária estrutura de contenção, neste caso o talude possui mais de 4,5 metros de altura e com as fortes chuvas eram decorrentes os casos de deslizamentos de terra. “O fluxo de veículos pesados acima do talude, moradias na parte inferior e o tempo que será gasto para concretagem e aterro do talude, também contribui para a importância do escoramento do talude visando a segurança da população”.

Allan finaliza explicando que a empresa contratada para execução do serviço está fornecendo trator para retirada de excesso de terra da estrada e a prefeitura está enviando o caminhão pipa periodicamente para minimizar a poeira do trabalho. “Infelizmente por ser uma rua estreita, em dias de concretagem, a mesma está sendo totalmente fechada em média de 30 minutos. Pedimos a compreensão de todos”.

Publicado em terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Atualizado em terça-feira, 02 de fevereiro de 2021