Prefeitura e agricultor fazem parceria para a produção de mudas de cacau

Nossa servidora Maria José cuida das mudinhas de cacau no viveiro com muito carinho para depois serem encaminhadas para os agricultores.

Procurando incentivar a agricultura local, a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), implementou parcerias para a produção de mudas de cacau, onde o produtor só precisa fornecer a semente e a sacola para a elaboração das mudas.

De acordo com a Semeg, o manejo e os gastos com substrato e irrigação são por conta do viveiro municipal, o que gera um melhor custo benefício para o produtor, tendo em vista que hoje uma muda de cacau custa em torno de R$5,00.

O secretário de agricultura Danilo Sanson salienta que segundo seu levantamento o município possui 70 produtores de cacau, cujas produções se encontram distribuídas por aproximadamente 157 hectares. “Essa parceria tem o intuito de aumentar a área plantada de cacau em João Neiva e acompanhar mais de perto os produtores da região”.

João Neiva conta várias atividades agropecuárias de grande expressão socioeconômica, sendo elas a cafeicultura, cacauicultura, pecuária e fruticultura, entre outras. “O incentivo ao homem do campo do município é de grande relevância, pois a agricultura é uma das maiores fontes de renda das famílias”, afirma o prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula.

O vice-prefeito Renan Pattuzzo salienta que o tripé econômico se baseia nos setores da indústria, comércio e na agricultura. “Essa parceria entre o produtor rural e o Executivo é importantíssima e essencial para com o munícipe do campo. Temos que valorizar esse setor, sendo evidente que com essas cooperações o resultado final será satisfatório para todos”.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021