Biblioteca de João Neiva volta a funcionar para empréstimos e doações de livros

A biblioteca possui um acervo de aproximadamente 11.000 livros. Você também pode doar.

Que tal ler um livro? A Biblioteca Municipal de João Neiva "Padre João Batista Alves", sob orientação do Governo Estadual, voltará a funcionar na próxima quarta-feira (17), de 9 às 15h, de segundas as sextas-feiras. Ela está temporariamente localizada na antiga Escola Barão de Monjardim, na Avenida Negri Orestes, 60, Centro.

Pensando na segurança do cidadão alguns protocolos sanitários serão implantados. A biblioteca funcionará apenas para empréstimo e doação de livros, com limitação de cinco pessoas por vez no local. “O portão estará encostado, com cartaz sinalizando as informações necessárias”, informa o bibliotecário do espaço Fritz de Souza.

Além dessas restrições, o usuário deverá cumprir o distanciamento de no mínimo 1,5 m (ou quatro passos), usar máscara, manter sempre as mãos limpas com água e sabão ou álcool 70°, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar nariz, olhos e boca. Em caso de dúvidas o cidadão pode entrar em contato através do número (27) 3258-1814.

A pessoa poderá ficar com o livro por até 10 dias. “Os livros serão emprestados para leitura fora da biblioteca, eis que está proibida a permanência de pessoas na biblioteca para leitura. Depois da devolução isolaremos o livro por um período e, se ele for em plastificado, será higienizado com álcool”, diz a auxiliar de biblioteca Edicéia Rodrigues Vieira Caniçali.

O Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, salienta que “a leitura de um livro irá beneficiar os munícipes a passar por esse momento, pois devido ao isolamento é normal desencadear a ansiedade. Além disso, as restrições são bem rígidas”.

O Secretário de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc), João Augusto Selvatici Sarcinelli, afirma que a leitura é fundamental na cultura, pois por intermédio dela expandimos horizontes, desenvolvemos nossa criatividade e cultivamos uma cultura mais sadia. “Esse serviço ajudará o cotidiano a voltar ao normal à medida do possível, e com mais conhecimento”.

A bibliotecas disponibiliza exemplares de literatura adulta, infantil e infanto-juvenil, além de livros de didática, enciclopédias e gibis. “Uma das nossas ações é o incentivo à leitura. Ler um livro é primordial para aprimorar o vocabulário e ajuda a dinamizar o raciocínio e a interpretação”, relata o vice-prefeito, Renan Patuzzo.

Doe um livro

Atualmente a biblioteca possui um acervo de aproximadamente 11.000 livros, sendo muito importante a realização de doações para aumentar cada vez o acervo. “Pedimos que as pessoas doem livros com edição posterior à 2009, quando foi realizada a reforma ortográfica”, explica Fritz.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021