Você já realizou seu alistamento militar? Ainda dá tempo!

Atenção jovens do sexo masculino de João Neiva que completam 18 anos neste ano! Faça seu alistamento militar até o dia 30 de junho. Ele pode ser efetuado por meio do app do Exército Brasileiro, através do link www.alistamento.eb.mil.br ou de forma presencial, na Junta Militar da cidade, localizada na sede da prefeitura, na Avenida Presidente Vargas, 157, Centro.

De  Sumaida Zuccolotto
Texto  Sumaida Zuccolotto
03 de março de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

Se o jovem não possuir CPF, de acordo com o site, ele pode realizar o processo com a certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, com a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada. Convém levar, ainda, um documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

O site ainda informa que se o jovem perder o prazo, ele deve comparecer à Junta de Serviço Militar, pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento.

Para quem não se alistar dentro do prazo, o site instrui que além da multa a pessoa estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Se a pessoa já tem mais de 18 anos e não se alistou, ele tem até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

Depois de concluir o alistamento, fique de olho no site já citado para saber se foi convocado ou dispensado da seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.