SAMU já está funcionando em João Neiva

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão prestando atendimento em João Neiva. A base do SAMU está situada na antiga Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o serviço funcionará de forma gratuita e 24 horas por dia, sendo destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência. O serviço pode ser contatado através do 192.

Texto  Sumaida Zuccolotto
15 de março de 2021 às 00h00.

Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, e o vice-prefeito, Renan Pattuzzo, juntamente com Secretário Municipal de Saúde Dirceu Antônio Gripa e a equipe de socorrista do SAMU.

As ambulâncias do SAMU são mais equipadas do que uma ambulância normal, onde o serviço tem como objetivo chegar precocemente à vítima logo após o ocorrido, prestando atendimento no menor tempo possível quando há necessidade de intervenção especializada imediata e remoção para Unidades de Saúde com atendimento de Pronto-socorro. O resgaste se dá tanto em residências e locais de trabalho como em locais públicos.

Em João Neiva o serviço conta com duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM), utilizada para casos mais graves, e, uma Unidade Móvel de Suporte Básico, que é destina a remoções mais simples. “A equipe da Unidade Móveis da UTIM é composta por médico, enfermeiro e motorista-socorrista. Já a básica é formada por técnico de enfermagem e motorista-socorrista”, explica o Secretário Municipal de Saúde Dirceu Antônio Gripa.

O Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, agradece ao Governador Renato Casagrande por contemplar a cidade com esse serviço essencial, lembrando também da equipe da saúde que se empenhou para que o município conquistasse o SAMU 192. “Nós tivemos um prazo curto desde a posse para trabalharmos a implementação do SAMU. Ele é necessário e importante para nossa cidade, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo devido a pandemia, até porque os casos estão aumentado em João Neiva. É uma conquista que mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma conjunta e com o mesmo objetivo, que é buscar o melhor para a cidade, prestando um serviço de qualidade”.

A instalação do SAMU no município se deu através da parceria com Estado do Espírito Santo, e o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e atividades do SAMU 192 através Consórcio Polinorte.

Como funciona o SAMU
A partir do contato telefônico já são prestadas as orientações de como executar as primeiras ações. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel. Depois de coletar as primeiras informações, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.