Conheça o projeto “Prosa de Cultura” da Prefeitura de João Neiva

Um novo projeto foi lançado pela Prefeitura de João Neiva. Trata-se do “Prosa de Cultura”, onde é produzido um vídeo documentário com pessoas marcantes do município. Ele tem como objetivo registrar conteúdos históricos e culturais da cidade, promovendo educação e cultura.

17 de março de 2021 às 00h00.

O casal Herculis Sarcinelli Fraga e Neuza Moro Fraga em momento festivo.

Um novo projeto foi lançado pela Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc). Trata-se do “Prosa de Cultura”, onde é produzido um vídeo documentário com pessoas marcantes do município. Ele tem como objetivo registrar conteúdos históricos e culturais da cidade, promovendo educação e cultura.

Na gestão passada havia um projeto parecido, porém, era realizado em outro formato. Com o seu sucesso e importância será dada continuidade ao projeto, que foi adaptado para o formato em vídeo. “Trabalhos relevantes e de interesse público precisam continuar. A cultura e a história de João Neiva devem ser registradas e nunca perdidas. É algo que precisamos levar para o resto da vida, pois faz parte da formação das pessoas”, relata o prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula.

No documentário o entrevistado contará sobre sua história de vida, carreira, e, é claro, sua ligação com nossa João Neiva. “Com o passar do tempo queremos entrevistar figuras do Espírito Santo, educadores, técnicos e nomes fortes na cultura capixaba”, informa entusiasmado o secretário da Semuc João Augusto Selvatici Sarcinelli.

Os documentários estão sendo disponibilizados nas redes sociais oficiais da Prefeitura de João Neiva e da Semuc e a intenção é transmitir aos alunos da cidade. “A importância histórica é enorme, o conteúdo acadêmico que o projeto se predispõe é expansível até mesmo para aulas educacionais", salienta o secretário.

Até o momento já foram entrevistados José Carlos Damasceno Pires e o casal Herculis Sarcinelli Fraga e Neuza Moro Fraga.

Herculis Sarcinelli Fraga, carinhosamente chamados por todos de Seu Herculis, é ex-escritor e ex-futebolista. Procurando investir na educação, história e cultura de João Neiva promoveu vários concursos e shows de calouros. Se casou com Dona Neuza, uma dedicada professora, em 1965. Juntos fundaram o famoso Jornal “A Voz do Monte Negro”, um veículo de comunicação muito importante para a cidade.

Hoje em dia, o casal curte a aposentaria, mas ainda realiza alguns trabalhos por prazer. Seu Herculis lê e corrige textos da Gráfica que fundou e Dona Neusa faz trabalhos voluntários na Igreja Católica.

Seu Herculis diz que foi uma honra poder ter participado desse projeto e ter contado um pouco de suas histórias aos cidadãos de João Neiva. “Trata-se de uma homenagem e nós ficamos lisonjeados de termos sido lembrados. Agradeço à Prefeitura de João Neiva, representada pelo prefeito Paulo Sérgio Micula. Ficamos muito felizes pelo carinho, pela atenção e pela dedicação para conosco".

José Carlos, mais conhecido como Zé Carlinhos, foi produtor de grandes eventos em João Neiva, tanto filantrópicos como na área de entretenimento. Seu maior orgulho foi ter participado do “Joãoneivese Ausente”, onde retratou a história do município através de registros fotográficos de moradores e ex-moradores.

Além dos eventos, Zé Carlinhos se especializou em beleza, atuando como cabeleireiro na cidade até os dias de hoje. Ele se tornou o primeiro cabeleireiro de João Neiva, sabendo que na época apenas mulheres exerciam a profissão.

O cabelereiro conta que através dos fatos e acontecimentos culturais ocorridos e que foram expostos pelos entrevistados podem surgir novas ideias para proporcionar outros trabalhos iguais ou ainda melhores. “Estou me sentindo muito lisonjeado por ser convidado e poder contribuir para esse projeto e outros que certamente virão”.

Zé Carlinhos em seu salão.