Mesmo com muitas conquistas, as mulheres ainda sofrem com a violência doméstica

Março é dedicado as mulheres, um mês para lembrar de várias conquistas que elas obtiveram. Ocorre que mesmo com todos os desafios já vencidos, o sexo feminino ainda sofre com a violência de alguns homens, principalmente seus próprios parceiros, sendo necessária a continuidade da luta pelos seus direitos.

Texto  Sumaida Zuccolotto
26 de março de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

Se engana quem pensa que apenas agressão física se enquadra como violência. A violência psicológica também é a realidade de muitas mulheres. “A maior proteção tem que vir dela mesma. Jamais aceitar a primeira agressão, seja física ou verbal, pois isso se tornará uma bola de neve, com consequências graves e muitas vezes irreversíveis”, relata a 2° Tenente Carla Silvana Leite do Nascimento.

A vítima deve procurar a Delegacia mais próxima ou entrar em contato no 181, um canal seguro e anônimo. Se for flagrante de violência, deve ligar para o 190 para que a Polícia Militar vá até ao local.

Se comprovada agressão é determinada uma medida protetiva e até mesmo prisão do agressor, se for o caso. “As leis de proteção à violência doméstica estão muito rigorosas, não é necessário a vítima diretamente denunciar. Ela é chamada apenas para esclarecer”, explica a Tenente.

Ela salienta ainda que cada caso é um caso e que o medo de denunciar é normal, mas é importante que as mulheres desenvolvam a coragem e tomem as providências para que a situação não evolua.

A Tenente menciona ainda que as principais causas de feminicídio são ciúmes, dominação masculina e demonstração de força pelo homem (onde ele procura mostrar que é ele que manda). Em muitos casos os relatos são no sentido de que a violência ocorreu em razão do consumo excessivo de álcool pelo homem.

Em João Neiva foram registrados no primeiro trimestre do ano passado nove casos e, neste início de ano, três casos. “As maiores ocorrências no município são de ameaça e lesão corporal”, informa o Delegado Civil Leandro Sperandio.

Ele completa dizendo que algumas vítimas acionam o telefone 190 (PM), mas não comparecem na Polícia Civil para registrar o fato e dar seguimento no processo. “Isso ocorre muitas vezes quando a discussão familiar é de pequena monta, o que não retira a importância de ser relatada para evitar problemas maiores e mais graves”.

A Tenente finaliza se colocando à disposição das mulheres da cidade, pois é mais fácil e menos constrangedor o diálogo entre mulheres. “Ame a si mesma, em primeiro lugar. Relacionamentos começam e terminam, é o ciclo da vida, mas a sua vida é única e não tem retorno. Busque a felicidade, mas não se auto destrua”.