Prefeitura de João Neiva realiza oferece palestras online para as futuras mamães do Bairro Cristal

Enfermeira Luziana Miossi de Jesus em palestra online com as futuras mamães do bairro Cristal.

Devido à pandemia que estamos vivemos, as gestantes precisam se manter isoladas do convívio social. Contudo, elas também necessitam de certas orientações acerca das diversas dúvidas que surgem no decorrer de uma gravidez, afinal esta é uma fase única da vida de cada mulher. Pensando assim a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa) e com o apoio da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), efetuou encontros virtuais com as futuras mamães do Bairro Cristal.

As responsáveis pelos bate-papos, que aconteceram nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de março, foram a enfermeira Luziana Miossi e a supervisora Selma Bof Vêscovi do Programa Qualifica APS do ICEPi. “Desenvolvemos um projeto de educação em saúde em tempos da pandemia Covid-19 voltado para as gestantes assistidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família do local, através de um grupo virtual por web conferência”, explica enfermeira.

As reuniões foram realizadas levando em consideração assuntos considerados relevantes para as futuras mamães. São eles: Mudanças na vida e no corpo durante a gravidez, realizado por enfermeira Luziana Miossi; Estimulando hábitos saudáveis durante a gravidez, feito pela nutricionista Thayna; A importância da saúde bucal na gestação, ministrado pela dentista Gabriely Favarato; O que devo saber sobre o parto e o pós-parto, executado pela enfermeira Selma de Jesus Bof Vêscovi; e, Aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, que foi desenvolvido também pela enfermeira Luziana Miossi de Jesus.

Em cada palestra Luziana enviava o link para o WhatsApp das assistidas, que acompanhavam ao vivo. “No último encontro foram sorteados brindes para as gestantes. Nosso interesse é continuar esses bate-papos com as grávidas de Cristal e, além disso, expandir o projeto para todas as futuras mamães do município”, salienta a enfermeira.

A gestante Josiana dos Santos Fernandes da Silva, que está à espera do terceiro filho, relata que mesmo não sendo mamãe de primeira viagem, “uma gravidez sempre é diferente da outra e sempre tem algo novo, agora mais ainda nessa pandemia”. Ela completa dizendo que a reunião que mais gostou foi a ‘O que devo saber sobre o parto e pós-parto’. “As enfermeiras souberam muito bem como falar sobre o assunto pois nos passaram sobre como foi o parto para elas”.

Arianne de Jesus Prates, que está esperando seu primeiro filho, comenta que o encontro que mais lhe interessou foi ‘A importância da saúde bucal na gestação’. “Gostei de todas, mas a de odontologia nesse período me chamou mais a atenção, porque não é muito falado sobre a importância de saber lidar com a higiene bucal de um recém-nascido”. Ela acrescentou que para todos os encontros foram muito proveitosos. “As palestras foram de extrema importância e vão ser muito úteis. Elas foram bem elaboradas e produtivas, eis que a cada encontro aprendíamos coisas diferentes. Quem participou certamente colocará os aprendizados em prática e vai dar tudo certo com a chegada do bebê”.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em quarta-feira, 14 de abril de 2021