Dia D da Campanha Nacional contra a Influeza acontece amanhã (17) em João Neiva

Imagem ilustrativa.

Amanhã (17) a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), realizará o dia D da Campanha Nacional contra a Influeza em todas as Unidades de Saúde do município. A Campanha de vacinação teve início na terça-feira (13) e segue até 09 de julho. Nesta primeira fase estão sendo imunizados crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Após o dia 19 será iniciada também a vacinação nos trabalhadores/profissionais de saúde. De segunda a sexta-feira a aplicação das doses são efetuadas na sala de vacinação, na Unidade do Gadiolli.

Veja abaixo cronograma dos horários do Dia D:

- Unidades do Centro e bairros adjacentes - 8 às 14h

- Unidades de Santo Afonso, Cavalinho e Acioli - 8 às 11 h

- Unidade de Barra do Triunfo - 8 às 10h

- Unidade de Demétrio Ribeiro - 10h30 às 12h30

Crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação à imunização.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes o objetivo da aplicação das doses é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população. “A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e tosse. Alguns casos podem apresentar complicações graves como pneumonia”.

Beatriz acrescenta que não é possível realizar a vacinação contra a Influenza e a Covid-19 com menos de 14 dias de intervalo entre elas. “Como o imunizante do novo coronavírus é novo e para não houver confusão se por acaso acontecer algum evento adverso pós-vacinal é importante que elas sejam aplicadas com esse espaço de tempo”.

Abaixo segue o cronograma com as datas de vacinação para os grupos prioritários:

- A partir de 13/04: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

- A partir de 19/04: trabalhadores/profissionais de saúde

- A partir de 11/05: idosos com mais de 60 anos e professores

- A partir de 09/06: forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em sexta-feira, 16 de abril de 2021