Prefeitura de João Neiva realiza ações em prol do meio ambiente

Imagem ilustrativa.

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado hoje (05), a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), executará ações de conscientização ambiental para destacar a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente. As atividades acontecerão nos dias 7 a 11 de junho, que é considerada a semana do meio ambiente.

Dentre as práticas, a equipe da Semades ministrará uma palestra para os servidores da sede da prefeitura com o propósito de difundir a conscientização acerca da importância de se preservar os recursos naturais de nosso planeta, que influenciam diretamente na nossa qualidade de vida, saúde e sobrevivência. “Também faremos esse trabalho de conscientização com os cidadãos, através de cartazes afixados na entrada da secretaria”, relata o secretário Fernando Augusto Pessotti.

Outra ação que será realizada é a de fiscalização, cujo trabalho será feito de forma integrada com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Esse trabalho sempre acontece, porém, geralmente é realizado em razão de denúncias. Aproveitaremos essa semana para circular pela cidade procurando identificar os locais que estão irregulares”, salienta a assessora de meio ambiente e desenvolvimento sustentável Marily Duarte.

Seguem abaixo algumas dicas para tornar seu cotidiano mais sustentável:

1) Não jogue lixo/resíduos nas ruas, calçadas ou em locais públicos;
2) Diminua a demanda pela água virtual, faça bom uso de água doméstica e adote sistema de captação e
reúso de água da chuva em sua casa ou empresa;
3) Evite o uso de materiais descartáveis, reutilize embalagens e adote uma sacola sustentável para carregar as suas compras;
4) Separe o lixo doméstico corretamente para posterior coleta seletiva;
5) Reduza o uso excessivo de plástico e faça o descarte consciente de móveis e eletrodomésticos;
6) Elimine o desperdício de alimentos e realize compostagem doméstica;
7) Cultive alimentos orgânicos em casa e apoie produtores locais;

8) Reduza o consumo de energia elétrica;
9) Apoie empresas que apoiam a sustentabilidade e abra mão de hábitos consumistas;
10) Opte por meios de transporte
s coletivos, bicicleta e outros meios de transporte que não danifiquem o meio ambiente.

Dia Internacional do Meio Ambiente

O Dia Internacional do Meio Ambiente foi instituído em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Esta data tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. “Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, pelos que nos cabe criar medidas para minimizar os impactos de nossas ações no meio ambiente”, menciona o Engenheiro Ambiental Thales Felício.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em sábado, 05 de junho de 2021