Inscrições abertas para o projeto “Música e Luteria”, oferecido pela Prefeitura de João Neiva em parceria com o Preservarte e Eco 101

Oficina de luteria de violinos de anos anteriores.

A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), em parceria com o Instituto Preservarte e a Eco 101, iniciou as matrículas para o projeto “Música e Luteria”, no qual serão ofertadas oficinas acerca de fabricação de violinos e aprendizado de instrumentos de percussão e ukulele. As inscrições podem ser efetuadas no telefone (27) 99702-6927 ou no site do instituto (www.preservarte.org). As aulas terão início na próxima segunda-feira (05).

As oficinas são gratuitas e irão beneficiar cerca de 90 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Elas têm como objetivo desenvolver a cultura musical com o público alvo, despertando a sensibilidade e o interesse pela música nos alunos e permitindo aos participantes a percepção, interpretação e expressividade das emoções, por meio de técnicas e diferentes estilos musicais aplicados nas aulas.

Além disso, as oficinas pretendem desenvolver nos alunos importantes valores como responsabilidade, autoestima, pontualidade, trabalho em equipe e técnicas laborais que prepararão o aluno para o mercado de trabalho.

A secretária da Semtades Eni Martins de Araujo Del Pupo explica que as atividades musicais oferecidas não visam a formação de músicos ou lutiers, mas sim proporcionar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções e ampliando a cultura de forma geral, contribuindo para a formação integral do ser.

A princípio as vagas são para crianças e adolescentes de escolas públicas, baixa renda e em vulnerabilidade social. “Se acaso as vagas não forem preenchidas pelo público alvo, elas serão abertas para outros grupos”, relata Eni.

De acordo com a presidente do instituto Ana Carmem Casara as oficinas de luteria e percussão acontecerão na sede do Instituto Preservarte, já as de ukulele serão realizadas nas comunidades de Santo Afonso e Cristal.

Outras oficinas

A prefeitura e o instituto também oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano, preparando os alunos para o exercício da cidadania. “Para quem faz parte do SCFV a parceria também beneficia as crianças e adolescentes com aulas de balé e jiu-jitsu”, salienta a secretária.

Eni completa informando que aproximadamente 40 crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 15 anos fazem parte desse projeto. “As vagas também são oferecidas para crianças e adolescentes de escolas públicas, baixa renda e em vulnerabilidade social e, da mesma forma, havendo sobra de vagas pelo público alvo serão abertas inscrições para outros grupos”.

Serviço

Cursos: construção de violino, aprendizado de instrumentos de percussão e ukulele

Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos

Inscrições: (27) 99702-6927 ou www.preservarte.org (contato – incluir nome na lista)