Lançamento do Plano Safra em João Neiva aconteceu hoje (13)

Lançamento do Plano Safra 2021/2022, em João Neiva.

Olá, produtor rural! Você conhece o Plano Safra? Ele é um programa do Governo Federal para fomentar o investimento no desenvolvimento agropecuário. O plano sempre começa em julho e termina em junho do ano seguinte e o lançamento do plano 2021/2022, em João Neiva, aconteceu hoje (13) no Banco do Brasil.

Para esse período o governo destinou R$ 251,22 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, com o aumento de R$ 14,9 bilhões (6,3%) em relação ao plano anterior. Do total, R$ 177,78 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização e R$ 73,4 bilhões serão para investimentos. Os recursos destinados a investimentos tiveram aumento de 29%.

O plano também investiu no fortalecimento do programa ABC, do Inovagro e do Proirriga, abrangendo o financiamento à produção de bioinsumos, de energia renovável e à adoção de práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais e agricultura irrigada.

O Programa para Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (ABC), que é a principal linha para financiamento de técnicas sustentáveis, teve uma ampliação de 101% em relação aos recursos disponibilizados no Plano Safra anterior. A linha terá R$ 5,05 bilhões em recursos com taxa de juros de 5,5% e 7% ao ano, carência de até oito anos e prazo máximo de pagamento de 12 anos.

O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, que esteve presente no lançamento do plano na cidade, salienta que o recurso ajudará muito aos produtores do município, principalmente neste momento de pandemia. “Uma das bases da economia no município é o agronegócio. O Plano Safra assegurará a produção no campo e, consequentemente, o alimento na mesa”.

Juros do Plano Safra

Sumaida Zuccolotto