Fique informado sobre a importância da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Texto  Sumaida Zuccolotto
25 de agosto de 2021 às 00h00.

Não é possível a aplicação da 2ª dose com um intervalo menor do que o especificado pelo fabricante.

Fui vacinado com a 1ª dose contra a Covid-19, já posso dizer que estou imunizado contra o vírus? É importante tomar a 2ª dose, quando existe a previsão, como no caso das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, porque a eficácia da vacina foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações. No caso da Janssen a previsão é de apenas uma dose.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo Novo Coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses, prejudicando o controle da circulação do vírus. Além disso, a imunização incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes da Covid-19.

Ela esclarece, ainda, que a equipe da ESF responsável pela área do paciente entra em contato para agendar a aplicação da 2º dose. “Recentemente fomos informados que o novo sistema onde as vacinas são lançadas, o Vacina e Confia, emitirá mensagens para as pessoas alertando quanto à proximidade do vencimento da 2ª dose. Por isso é importante sempre manter o cartão do SUS atualizado quanto ao número de telefone”.

Para aqueles pacientes que por algum motivo perderam o prazo da 2ª dose, ainda assim devem receber a imunização. “Mesmo fora do prazo é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal.  Até onde sabemos, não há resposta científica sobre os efeitos do atraso sobre a eficácia do imunizante. Quanto mais tempo a pessoa fica sem a 2ª dose, mais tempo estará apta a se contaminar com o vírus entre as duas aplicações”, salienta a enfermeira.

Beatriz informa que algumas pessoas estão resistentes quanto à aplicação da 2ª dose da Coronavac. “Como ela atrasou e também devido a desconfortos apresentados na 1ª dose, algumas pessoas ‘desistiram de tomar’. Pedimos que não deixem de receber a dose. É muito importante”.

A enfermeira explica que para que se alcance a imunidade coletiva, fato que pode frear a transmissão do Novo Coronavírus, e fazer com que a vida volte à normalidade, é preciso que cerca de 70% da população complete o ciclo vacinal com as duas doses. “Assim, é importante que a população continue com as medidas de prevenção como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento e isolamento social”.

Segue abaixo o prazo previsto entre a 1ª e a 2ª dose dos imunizantes contra a Covid-19, de acordo com a vacina/fabricante:

Coronavac: 14 a 28 dias

Astrazeneca e Pfizer: 10 a 12 semanas

Ela ressalta que não é possível a aplicação da 2ª dose com um intervalo menor do que o especificado pelo fabricante. “Esse intervalo, de acordo com cada fabricante, faz com que aumente a resposta imune, com a indução da produção de anticorpos pelo organismo. Do contrário, o imunizante pode perder a eficácia. Nesse sentido recebemos uma Nota Recomendatória do MPES orientando manter intervalo e não realizar antecipação”.