Alunas do curso de confeitaria recebem certificados

Vinte mulheres receberam os certificados do curso de confeitaria.

O prefeito Paulo Sérgio Micula participou nesta quarta-feira, 15, da cerimônia de formatura do curso de confeitaria, no auditório da Câmara Municipal de João Neiva. Vinte mulheres receberam os certificados de conclusão e agora podem utilizar o que aprenderam como uma forma de geração de renda.

O curso de confeitaria é uma parceria entre a Associação Amigos da Justiça, Sesi/Senai e Prefeitura de João Neiva. Iniciado em junho, o objetivo do projeto é estimular o empreendedorismo e fortalecer pequenos negócios por meio da qualificação profissional.

“É importante perceber como parcerias entre o poder público, entidades do Terceiro Setor e empresas são essenciais para melhorar a realidade a nossa volta. O curso de confeitaria é o fruto desse trabalho conjunto”, destacou o prefeito Paulo Sérgio Micula.

De acordo com o professor do curso Jackison Cao Paulo que trabalha no segmento de confeitaria há 20 anos, o curso trouxe novas possibilidades às alunas: “Ensinar a arte da confeitaria para elas foi muito bacana. Foi uma troca de experiências. Com o certificado, as alunas podem agora conquistar seu lugar no mercado da confeitaria”.

A assistente social da Associação Amigos da Justiça Renata Bonfim falou da importância do projeto: “O critério para a composição da turma levou em conta a questão socioeconômica e ter mais de 18 anos. O curso teve duração de três meses e nenhuma das 20 alunas desistiu, chegaram até o final e hoje estão aqui recebendo o certificado”.

A secretária de Assistência Social da Prefeitura Eini Martins pontuou  os benefícios do projeto: “A formatura dessas 20 mulheres é o passo inicial para que elas possam desenvolver trabalhos e gerar renda para as suas famílias”.

Uma das alunas do curso a Thais Spinassé já começou a trabalhar profissionalmente com confeitaria. Ela já fazia bolos para a família e amigos, mas com as novas técnicas que ela aprendeu no curso, Thais hoje é dona do próprio negócio: “Eu tinha noções de confeitaria, mas com o curso aprendi opções de decoração, metodologia de venda, precificação, a fazer salgados e outros pratos. Com o conhecimento que tenho posso montar tranquilamente um kit festa, por exemplo”.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 16 de setembro de 2021