Prefeitura de João Neiva e INPEV realizam o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Coleta de embalagens vazias de agrotóxicos na localidade de Barra do Triunfo.

Pensando no meio ambiente e na saúde da população a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Agricultura (Semag), e em conjunto com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) coletaram as embalagens vazias de agrotóxicos junto às pessoas que utilizam o produto.

Foram disponibilizados três pontos de recolhimento, localizados no viveiro municipal da cidade e nas localidades de Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro. De acordo com Inpev foram arrecadados 700kg de embalagens vazias.

O secretário da Semag Danilo Sanson informa que já havia muito tempo que não era realizada essa campanha. “Estamos estudando a possibilidade desse serviço acontecer pelo menos duas vezes ao ano”.

Ele informa como devem ser devidamente acondicionadas e guardadas as embalagens vazias até a próxima coleta: “Elas podem ser armazenadas no mesmo galpão onde estão as embalagens cheias (com produtos), respeitando algumas condições”.

Seguem algumas dicas para o melhor acondicionamento das embalagens vazias de agrotóxicos:

• Não armazenar as embalagens junto a alimentos ou rações;
  • Lavá-las por três vezes. O ideal é que essa mistura da lavagem seja colocada na bomba para aplicar nos locais que recebem o agrotóxico.
  • Certificar-se de que as embalagens que foram adequadamente lavadas estão com o fundo perfurado, a fim de evitar a sua reutilização;
  • O uso da caixa de papelão original dá melhor condição de armazenamento e, posteriormente, as embalagens lavadas podem ser guardadas em uma caixa à parte ou na própria caixa de papelão;
  • As embalagens lavadas devem estar separadas das embalagens não lavadas;
  • As embalagens deverão ser armazenadas com suas respectivas tampas e rótulos e, preferencialmente, dentro da caixa de papelão original (caixa de embarque).

Danilo acrescenta que se as embalagens forem descartadas de forma incorreta, como serem queimadas ou enterradas, pode-se causar riscos à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente, razão pela qual é de extrema importância o seu devido recolhimento. “Ao serem coletadas essas embalagens são processadas e comercializadas com empresas especializadas que trabalham com esse tipo de produto, como defensivos agrícolas e adubos foliares”.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em segunda-feira, 20 de setembro de 2021