João Neiva faz campanha para atualização da caderneta da vacinação

Imagem ilustrativa.

A “Campanha Nacional de Multivacinação”, mais conhecida como “Movimento Vacina Brasil”, já começou no Brasil todo e segue até o próximo dia 28 (quinta-feira). Ela tem como objetivo a atualização da carteirinha com as vacinas de rotinas em crianças e adolescentes menores 15 anos.

Os imunizantes disponíveis são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumococica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Triplice Vira l (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente (Papiloma Vírus Humano) e dT (dupla adulto).

O assessor da vigilância em saúde Antônio Firme ressalta que mesmo que a caderneta esteja em dia é importante comparecer na Sala de Vacina, localizada na Unidade de Saúde do Gadioli, com ela para o profissional avaliar se há a necessidade de aplicação de algum imunizante. Ele acrescenta que essa atualização deve ser feita regularmente e não apenas nas campanhas.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes, as vacinas aumentam a proteção contra doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

As aplicações das doses e avaliação dos cartões estão acontecendo na Sala de Vacina, de 7 às 16h30. No interior elas seguem o cronograma abaixo, nas Unidades de Saúde de cada localidade:

- 13/10 (quarta-feira) - manhã  - Barra do Triunfo

- 13/10 (quarta-feira) - tarde  - Cavalinho

- 14/10 (quinta-feira) - manhã  - Demétrio Ribeiro

- 14/10 (quinta-feira) - tarde  - Santo Afonso

- 15/10 (sexta-feira) - manhã  - Acioli

Além disso, no dia 16 de outubro (sábado) será realizado o dia D Nacional nas Unidades de Saúde da Sede e do bairro Cristal, de 7 às 12h.

Adultos e idosos

As vacinas de rotina também fazem parte da vida adulta e da 3° idade. Assim, não esqueça de também verificar junto ao profissional da saúde sua caderneta para atualização.

Confira mais informações dos imunizantes para esses grupos clicando aqui.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em terça-feira, 05 de outubro de 2021