Outubro Rosa: Mês para conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Imagem ilustrativa.

Outubro é o mês dedicado para lembrar as mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde, em especial relativamente aos exames de prevenção ao câncer de mama. Assim sendo, neste mês a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), irá realizar várias campanhas abordando o tema.

As Unidades de Saúde irão ofertar a coleta do preventivo em horários estendidos durante a semana e no sábado, 16. Neste atendimento no sábado, também será ofertado um atendimento multidisciplinar, envolvendo avaliação nutricional e odontológica das mulheres que fizerem o preventivo. Também será intensificada a liberação de mamografias, na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Para agendar os exames de preventivo e de mama, procure a agente de saúde do seu bairro.

Nos dias 15 e 16 de outubro, na Praça do Gadioli, a equipe da Semsa em parceria com o Governo do Estado, vai realizar testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV.

A coordenadora de Estratégia da Saúde da Família (ESF) Fátima de Jesus destacou as campanhas de conscientização sobre o tema: “A médica Priscila Rocha de Assunção, que atua na equipe da ESF vai falar sobre a importância das ações de prevenção em uma entrevista na Rádio Comunitária. Conforme solicitado, os profissionais estarão realizando palestras educativas em empresas, ONGs e demais setores da administração pública, relacionado ao tema”.

Outubro Rosa  - Quando o câncer de mama ou do colo do útero é diagnosticado em sua fase inicial, há grandes chances de uma recuperação mais rápida e sem grandes intervenções.

De acordo com o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Ele foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 05 de outubro de 2021