Prefeitura de João Neiva executa ações de promoção e atenção à saúde nas escolas

Estão sendo trabalhados os seguintes temas: Prevenção à Covid-19; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; antropometria; alimentação saudável e prevenção à obesidade; e, saúde bucal.

A Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), está executando nas escolas públicas municipais o “Programa Saúde na Escola” (PSE), que são ações de promoção, prevenção e atenção à saúde relacionadas a doenças e agravos relacionados a saúde dos estudantes.

Dentro do projeto, que começou no último dia 20 (segunda-feira) e segue até o final de outubro, estão sendo trabalhados os seguintes temas: Prevenção à Covid-19; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; antropometria; alimentação saudável e prevenção à obesidade; e, saúde bucal.

O PSE é um programa do Governo Federal que oferece e garante o acesso dos estudantes à atenção primária à saúde. “Esse projeto é de suma importância para a promoção à saúde de crianças e adolescentes, pois através de ações desenvolvidas nas escolas podemos informar e prevenir doenças e agravamentos de doenças”, salienta o coordenador de enfermagem e referência técnica municipal do programa, Lindomar Soprani.

Além disso, “as ações do programa também visam o enfrentamento das vulnerabilidades que muitas vezes afetam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens das Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de João Neiva”, ressalta a coordenadora pedagógica da educação Mayling Cristian Ladislau Garcia Pessotti.

Lindomar acrescenta que o programa é realizado com as crianças das escolas porque ela é vista de forma integral e como dispositivo social de relação familiar e comunitária, buscando promover a integração das diretrizes da saúde e educação para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros, prevenindo assim doenças na vida adulta. “Além disso, realizando esse projeto nas escolas conseguimos abranger um maior número de crianças”.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em quarta-feira, 06 de outubro de 2021