Prefeitura de João Neiva executa ações de promoção e atenção à saúde nas escolas

De  Sumaida Zuccolotto
Texto  Sumaida Zuccolotto
06 de outubro de 2021 às 00h00.

Estão sendo trabalhados os seguintes temas: Prevenção à Covid-19; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; antropometria; alimentação saudável e prevenção à obesidade; e, saúde bucal.

A Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), está executando nas escolas públicas municipais o “Programa Saúde na Escola” (PSE), que são ações de promoção, prevenção e atenção à saúde relacionadas a doenças e agravos relacionados a saúde dos estudantes.

Dentro do projeto, que começou no último dia 20 (segunda-feira) e segue até o final de outubro, estão sendo trabalhados os seguintes temas: Prevenção à Covid-19; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; antropometria; alimentação saudável e prevenção à obesidade; e, saúde bucal.

O PSE é um programa do Governo Federal que oferece e garante o acesso dos estudantes à atenção primária à saúde. “Esse projeto é de suma importância para a promoção à saúde de crianças e adolescentes, pois através de ações desenvolvidas nas escolas podemos informar e prevenir doenças e agravamentos de doenças”, salienta o coordenador de enfermagem e referência técnica municipal do programa, Lindomar Soprani.

Além disso, “as ações do programa também visam o enfrentamento das vulnerabilidades que muitas vezes afetam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens das Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de João Neiva”, ressalta a coordenadora pedagógica da educação Mayling Cristian Ladislau Garcia Pessotti.

Lindomar acrescenta que o programa é realizado com as crianças das escolas porque ela é vista de forma integral e como dispositivo social de relação familiar e comunitária, buscando promover a integração das diretrizes da saúde e educação para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros, prevenindo assim doenças na vida adulta. “Além disso, realizando esse projeto nas escolas conseguimos abranger um maior número de crianças”.