Prefeitura divulga novos horários da coleta seletiva

Ao separar os materiais recicláveis, o cidadão colabora para a proteção do meio ambiente, gera renda para várias famílias e ajuda a diminuir a demanda por matéria-prima pela indústria.

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), divulga os novos horários da coleta seletiva, que passam a valer a partir de quarta-feira (13). A alteração faz parte das medidas de implantação para o aperfeiçoamento do serviço no município e será realizada em localidades da zona urbana e interior.

Segundo o engenheiro ambiental da Semades Thales Felício, a coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. “Ao separar os materiais recicláveis, o cidadão colabora para a proteção do meio ambiente e ajuda a diminuir a demanda por matéria-prima, porque os resíduos ao passar pela indústria são reciclados e voltam para a cadeia de produção e consumo, sem precisar usar recursos da natureza”.

Todos os cidadãos podem colaborar com a separação dos materiais e auxiliar na destinação correta dos resíduos sólidos, seguindo a teoria dos 3 r’s, ou seja:

- Reduzir: mudança de hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo.

- Reutilizar: reutilização de materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, dentre outros.

- Reciclar: através de processos artesanais ou industriais, transformam-se materiais usados em novos produtos.

Segue abaixo os novos horários:

Bairros

Dia A partir de

Centro, Rodoviária, Triângulo e Praça do Gadiolli

Segunda a sextas-feiras 9h
Cristal, Piraqueaçu, Juá e Ribeirão Segundas-feiras 13h
Cohab, São Carlos I e São Carlos II Terças-feiras

Vila Nova de Cima, Favalessa e Monte Líbano Terças-feiras 13h
Santo Afonso, Cavalinho, Acioli, Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro Quartas-feiras 13h
Floresta, Crubixá e Vila Nova de Baixo Quintas-feiras 7h
Santa Luzia, Bairro da Penha, Bairro de Fátima, São Brás e Carrareto Quintas-feiras 13h
Pestalozzi Sextas-feiras 7h