Outubro Rosa: Como prevenir o câncer do colo do útero?

De  Sumaida Zuccolotto
22 de outubro de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

A campanha do Outubro Rosa continua em João Neiva e nesta semana o tema abordado nos conteúdos especiais será o câncer do colo do útero. É o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

A melhor maneira de evitar a doença é realizar o preventivo (exame Papanicolau) uma vez por ano, e também, vacinar meninas e adolescentes contra o vírus do HPV.  Há uma relação direta entre casos de câncer do colo do útero e o HPV. A imunização das novas gerações é a melhor forma de evitar casos da doença no futuro. O uso de preservativo durante as relações sexuais também pode minimizar as chances de contrair o HPV e desencadear o câncer.

O estilo de vida da mulher também pode ajudar a prevenir a doença: não fumar, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física se somam para dar aquela mãozinha no sistema imunológico. Ao ficar mais fortalecido, o sistema imune consegue se defender de vários tipos de HPV, que podem desencadear o câncer.

“Manter uma alimentação saudável e ter qualidade de vida é muito importante para evitar uma série de doenças, inclusive o câncer, mas é importante que a mulher sempre coloque na agenda o exame anual do preventivo, somente com ele é possível detectar qualquer anormalidade. O diagnóstico inicial do câncer é fundamental para salvar vidas”, explica a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de João Neiva Fátima de Jesus.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.