Mosquito da dengue também causa a chinkungunya, saiba como evitá-la

Imagem ilustrativa.

Você sabia que além da dengue, o mosquito aedes aegypit pode transmitir o vírus que causa a chinkungunya nos seres humanos?

Os principais sintomas da chikungunya são: febre e graves dores nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea.

A dor nas articulações é, por vezes, debilitante e pode ter duração variada. Felizmente, a maioria dos pacientes se recupera completamente, mas, em alguns casos, a dor nas articulações pode persistir por diversos meses, ou até mesmo anos.

A prevenção para evitar a chinkungunya é a mesma da dengue: não deixar o mosquito aedes aegypit nascer. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. Tampe bem a caixa d’água; não acumular água em vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas desse tipo.

“Ainda não há vacina comercial disponível nem medicamento para combater o vírus, somente medidas para aliviar os sintomas, por isso a prevenção é fundamental para evitar uma epidemia da doença”, avaliou o assessor de Vigilância em Saúde Antonio Firme.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 18 de novembro de 2021