Confira o cronograma da terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para adultos

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
23 de novembro de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

O Ministério da Saúde anunciou oficialmente na semana passada a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos. Com isso, estados e municípios já podem realizar a imunização desse grupo da população.

De acordo com o assessor de Vigilância em Saúde Antonio Firme, o calendário de vacinação para os adultos já foi definido. A regra geral é que todas as pessoas que já tomaram a segunda dose há mais de cinco meses podem tomar a terceira dose.

Quem tomou a segunda dose da Pfizer e Astrazeneca deve tomar a terceira aplicação que será feita de forma heteróloga, ou seja, a pessoa que tomou Pfizer, receberá a terceira dose de Astrazeneca, e quem tomou Astrazeneca receberá a Pfizer na terceira dose.  Quem tomou Coronavac vai tomr Pfizer ou Astrazeneca. Mas nada impede que em alguns casos a vacinação ocorra com a mesma fabricante da dose inicial. Dados científicos têm demonstrado que a mistura de vacinas na terceira dose tem um poder maior de imunização.

Quem tomou a dose única da Janssen, vai tomar a segunda dose e após cinco meses, receberá aplicação da terceira dose também de forma heteróloga, Astrazeneca ou Pfizer. O município aguarda a chegada dos lotes da vacina dessa fabricante para iniciar a segunda dose.

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a dose de reforço para os adultos devido a maior incidência de casos da doença nos últimos meses e o indício de que a vacinação, apesar de segura, pode perder parte do seu poder de imunização com o passar do tempo.

“A vacinação é a única forma eficaz de acabar com a pandemia do coronavírus. Por isso, não perca a oportunidade de se vacinar. É gratuito, fácil e rápido”, destacou Firme.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.