Confira o cronograma da terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para adultos

Imagem ilustrativa.

O Ministério da Saúde anunciou oficialmente na semana passada a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos. Com isso, estados e municípios já podem realizar a imunização desse grupo da população.

De acordo com o assessor de Vigilância em Saúde Antonio Firme, o calendário de vacinação para os adultos já foi definido. A regra geral é que todas as pessoas que já tomaram a segunda dose há mais de cinco meses podem tomar a terceira dose.

Quem tomou a segunda dose da Pfizer e Astrazeneca deve tomar a terceira aplicação que será feita de forma heteróloga, ou seja, a pessoa que tomou Pfizer, receberá a terceira dose de Astrazeneca, e quem tomou Astrazeneca receberá a Pfizer na terceira dose.  Quem tomou Coronavac vai tomr Pfizer ou Astrazeneca. Mas nada impede que em alguns casos a vacinação ocorra com a mesma fabricante da dose inicial. Dados científicos têm demonstrado que a mistura de vacinas na terceira dose tem um poder maior de imunização.

Quem tomou a dose única da Janssen, vai tomar a segunda dose e após cinco meses, receberá aplicação da terceira dose também de forma heteróloga, Astrazeneca ou Pfizer. O município aguarda a chegada dos lotes da vacina dessa fabricante para iniciar a segunda dose.

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a dose de reforço para os adultos devido a maior incidência de casos da doença nos últimos meses e o indício de que a vacinação, apesar de segura, pode perder parte do seu poder de imunização com o passar do tempo.

“A vacinação é a única forma eficaz de acabar com a pandemia do coronavírus. Por isso, não perca a oportunidade de se vacinar. É gratuito, fácil e rápido”, destacou Firme.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 23 de novembro de 2021