Vacinação das crianças contra a Covid-19 começa nesta quinta (20)

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
20 de janeiro de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinar as crianças de 05 a 11 anos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (20). A imunização desse público vai iniciar pelo grupo prioritário, as crianças com comorbidades e deficiências permanentes.

A vacinação das crianças será realizada por meio de agendamento da equipe da Semsa. No caso das crianças que estejam acamadas, a equipe vai até a residência da família. De todo modo, é necessário ter em mãos CPF dos pais ou responsável pela criança, Carteira de Identidade, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.

“Vários países já iniciaram a vacinação do grupo infantil sem intercorrências graves, a vacina é segura e fundamental para proteger essa faixa etária e ajudar para que a pandemia retroceda”, destaca a coordenadora de Estratégia da Saúde Fátima Jesus.

O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante da Pfizer tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina é cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a primeira remessa das 4,3 milhões de doses pediátricas da farmacêutica americana que devem ser entregues ao Governo Federal ainda em janeiro.

Ao todo, o Ministério da Saúde já encomendou 20 milhões de doses dos imunizantes. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março. Para 2022, o Governo Federal assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer.