Programa leva informações sobre saúde bucal para alunos da rede ensino

Os estudantes participam de palestras e aulas práticas sobre saúde bucal.

A Prefeitura de João Neiva, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, promove nas unidades de ensino, o “Programa Saúde na Escola”. O objetivo é levar informações e ações práticas sobre saúde bucal voltada para os alunos da rede municipal.

O programa abrange alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental. O trabalho é realizado pelo enfermeiro Lindomar Soprani e a nutricionista Thayná Milagre Fontes Costa. Durante as visitas, a equipe orienta os estudantes sobre saúde em geral, doenças, prevenção e incentivos a hábitos saudáveis relacionadas à saúde bucal.

O “Programa Saúde na Escola” atende a uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), na promoção e prevenção de doenças por meio da atenção primária. A criação do programa é do Ministério da Saúde, mas a implantação fica sob a responsabilidade dos municípios.

Ao todo, já foram visitadas oitos escolas da rede municipal. Os estudantes participam de palestras e aulas práticas sobre saúde bucal. Eles também ganham kit completo para levar para casa: escova de dente, creme dental, fio dental e um estojo.

“Levar informações sobre saúde bucal é imprescindível para a prevenção de doenças. A correta higienização dos dentes e da boca é fundamental para evitar a ocorrência de agravos que podem atingir até outras partes do organismo”, destaca a nutricionista Thainá.

Programa Saúde na Escola – Além da saúde bucal, o programa também contempla ações  nas área de Saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal dos estudantes, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde auditiva, saúde ocular e prevenção à Covid-19.

Priscila Moreschi

Publicado em quarta-feira, 13 de abril de 2022