CAPS realiza ações e amostra em homenagem ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”

De  Sumaida Zuccolotto
17 de maio de 2022 às 00h00.

O evento é uma homenagem ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, que acontece no próximo dia 18 (quarta-feira).

Em homenagem ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, que acontece no próximo dia 18 (quarta-feira), e procurando informar e conscientizar sobre o tema, a Prefeitura de João Neiva, através do equipamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde (Semsa), realiza no dia 20 de maio (sexta-feira), a partir das 7h, durante a Feira do Agricultor (Mercado Municipal), uma amostra de atividades executadas pelos assistidos do local, além de outras ações abordando o assunto.

A coordenadora do CAPS Sandra Delaia Ramos esclarece que atualmente não existe mais internação a longo prazo, como acontecia há muitos anos atrás, e que as internações só ocorrem em último caso, com tratamentos humanizados com visitas semanais dos familiares.

Ela explica que o CAPS trabalha em favor da inclusão dos usuários do Centro na sociedade, visando eliminar os preconceitos, sendo essencial para tanto a ajuda e o auxílio dos familiares e amigos. “Além de todo o trabalho efetuado no CAPS, nossos pacientes participam de muitos projetos municipais, como oficinas e aulas de instrumentos e oficina ocupacional, ambos no Preservarte, por intermédio de parceria com a prefeitura”.

Sandra completa informando que a prefeitura também tem um contrato com o “Projeto Terapêutico Betânia”, sendo oferecido tratamento para pessoas com dependência do álcool e drogas. “O usuário que sentir o desejo de se tratar deve me procurar, aqui no CAPS, localizado na rua Sete de Setembro, n° 280, Centro, ao lado do Renascer, de segunda às sexta-feira, das 7 às 16h30”.

O Projeto Betânia oferece tratamento psicossocial, oficinas diversas, hortoterapia, culinária em geral, terapias em grupo e educação religiosa.

Hoje o CAPS atende cerca de 850 pessoas incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.