Saúde promove Dia D de vacinação contra gripe, Covid-19 e sarampo

No próximo sábado (28), acontece o Dia D da vacinação para influenza, sarampo e Covid-19, para públicos específicos. A vacinação será na Sala de Vacina, localizada na US Gadioli e na US Centro I, localizada ao lado do Hospital Sagrado Coração de Maria, das 7h30 às 15 horas.

Podem tomar a vacina da gripe: idosos, gestantes, puérperas, crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde e professores.

No caso da vacina contra o sarampo, poderão tomar: crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias, e trabalhadores da área da saúde.

Também será ofertada a vacina contra a Covid-19 para os seguintes públicos:

- Primeira Dose (D1): todas as pessoas, a partir dos 05 anos de idade, que ainda não tenham tomado a primeira dose;

- Dose de reforço (D3): Adultos a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde;

-  Dose de reforço para idosos (D4): Para pessoas com 60 anos ou mais.

No momento da imunização, é necessário levar os seguintes documentos: cartão de vacina, CPF, cartão do SUS e carteira de identidade. Professores e trabalhadores da saúde devem levar documento de comprovação profissional e vínculo empregatício.

Apesar da expressiva vacinação, João Neiva precisa melhorar no índice de vacinação para crianças (D1), que está em 68,84%, e a dose de reforço para adultos (D3), 65,09%. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal.

“A vacina é segura e confiável. A população deve participar do processo de imunização. Vacinar é um ato coletivo. Para proteger a comunidade como um todo, é preciso que todos façam a sua parte”, destaca a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família Fátima de Jesus.

Fique ligado:

- Vacina da gripe:

Quem pode tomar: idosos, gestantes, puérperas, crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde e professores.

- Vacina do sarampo:

Quem pode tomar: crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias, e trabalhadores da área da saúde.

- Vacina da Covid-19:

·  Primeira Dose (D1): todas as pessoas, a partir dos 05 anos de idade, que ainda não tenham tomado a primeira dose;

· Dose de reforço (D3): Adultos a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde;

· Dose de reforço para idosos (D4): Para pessoas com 60 anos ou mais.

Priscila Moreschi

Publicado em segunda-feira, 23 de maio de 2022