Histórias que Inspiram: Elio Campagnaro conta detalhes sobre a emancipação política de João Neiva

Elinho ajudou na apuração de votos do plebiscito para a emancipação.

O projeto Histórias que Inspiram deste mês é especial. Vamos abordar a emancipação política de João Neiva. Um dos personagens que participou do processo, é o professor de História Elio Campagnaro. Ele conta um pouco sobre as curiosidades da emancipação política de João Neiva:

“Antes de ser município, João Neiva era distrito de Ibiraçu.  Um dos motivos da emancipação, era a situação econômica, social e cultural de João Neiva, que era muito maior do que a sede. Já tínhamos bibliotecas, escolas, professores formados com curso superior, todos daqui de João Neiva.

Para definir sobre o processo de emancipação, foi realizado um plebiscito no final de 1987, com 96% da população a favor da emancipação. Eu participei da apuração dos votos, ajudei a contar um a um. Era visível a ansiedade das pessoas. Elas estavam apreensivas, eufóricas, com a possibilidade da emancipação política. E a alegria tomou conta com a contabilização dos votos a favor da criação do novo município.

Mas só a vontade popular não bastava, era necessária a aprovação do plebiscito pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), o que ocorreu em 30 de março de 1988, com a confirmação do resultado do plebiscito e aprovação pela ALES.

A população fez caravana e compareceu à votação. A aprovação de João Neiva na ALES teve um toque de emoção. Junto com João Neiva, havia ainda a aprovação pela Casa Legislativa de mais seis candidatos a município no Estado. A votação dos projetos de lei ocorreu em ordem alfabética. E nisso, por um descuido, pularam a letra J.  Muito atento, o jornalista e advogado Valério Loureiro, foi logo ver o que estava acontecendo e soube que o projeto de lei para a emancipação política de João Neiva não estava na Mesa Diretora. O jornalista, então, foi até o Palácio Anchieta e conseguiu pegar o projeto e a assinatura do governador interino.

Na época, a ALES ficava ao lado do palácio do governo, o que facilitou tudo. Após esse pequeno ‘susto’, o projeto de lei foi votado e aprovado. Em 11 de maio de 1988, João Neiva é elevado a município com a divulgação no Diário Oficial do Estado.

A história da emancipação política de João Neiva foi construída por vários nomes, como o prefeito atual da época, Jauber Pignaton, José Ivo Secomandi, Apolonio Cometti e Aloizio Morellato, primeiro prefeito da cidade emancipada. Além desses personagens fundamentais, a organização dos Padres Combonianos, diversas autoridades e a população em geral contribuíram para o processo de criação do município”.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 24 de maio de 2022