Você sabia que existem três princípios fundamentais para a preservação ambiental? São os famosos 3 R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Muito se fala sobre a reciclagem, mas a redução do consumo e a reutilização de embalagens são atitudes importantes que devem fazer parte do nosso dia a dia.
Dentro do projeto JN Sustentável, vamos abordar os 3R’s com matérias e posts no instagram. Já falamos de forma extensiva sobre a coleta seletiva e sua aplicabilidade por meio de mudanças simples de comportamento.
Agora vamos refletir sobre os nossos hábitos de consumo e como podemos ser mais conscientes no processo de compra? Além de proteger o meio ambiente, ter uma atitude reflexiva sobre o consumo pode salvar o seu bolso!
E é nesse aspecto que entra um dos R’s da sustentabilidade: a redução. Diminuir o consumo significa menos pressão sobre os recursos naturais, economia de matéria-prima, redução do consumo de água e energia na produção de produtos e menos resíduos que serão descartados. Mesmo a coleta seletiva sendo uma forma importante de preservação do meio ambiente, o fato é que a reciclagem dos materiais exige uma cadeia de logística e de produção que traz algum tipo de impacto ambiental. Ou seja, a melhor maneira de proteger o meio ambiente, é diminuir o consumo!
“Reduzir o consumo não significa se privar de ter uma vida confortável, mas apenas colocar um freio de reflexão em cada compra, em cada aquisição. Será que eu realmente preciso disso? É até uma fórmula de contenção de gastos utilizada por economistas e também vale para a sustentabilidade ambiental”, pontua o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felício.
Consumismo e consumerismo – O consumismo pode até fazer a economia girar, mas acarreta problemas sociais e ambientais muito graves. Como tudo em excesso, consumir demais com coisas que não são necessárias demonstra um ponto de desequilíbrio que vai chegar ao meio ambiente. Já o consumerismo é uma forma de consumo consciente, de se obter aquilo que precisa, na quantidade certa, sem prejudicar o meio ambiente, a sociedade e as futuras gerações. O consumerismo está diretamente ligado ao R da redução. Só é possível reduzir o consumo por meio do consumerismo, a forma correta de equilibrar as necessidades humanas com o meio ambiente.